Feio na foto
Postinho do bairro Santa Lídia sofre com mofo, móveis quebrados e infiltrações
Unidade de saúde foi filmada por moradora de Blumenau; ela percorreu os corredores, filmando tudo. Prefeitura apresentou cronograma de reformas de todas as UBSs da cidade
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A situação do postinho de saúde da Santa Lídia, em Penha, tá feia na foto e na vida real. Uma moradora de Blumenau, que disse ser prima da vice-prefeita Maria Juraci Alexandrino (MDB) mas também tem imóveis na Penha, filmou bancos quebrados, infiltrações no forro, pintura descascada. Depósitos de remédios, recepções, corredores, cozinha, praticamente todos os espaços com muito mofo e infiltrações.
Durante a gravação, a moradora foi interpelada por uma servidora, perguntando o que ela estaria fazendo ali. “Estou filmando para mostrar para minha prima, que é vice-prefeita”, destacou ela, sem ser mais importunada. “Tá uma vergonha; olha a sala que a dentista tá atendendo”, considerou ela. “A catinga a mofo é tanta”, completou. E um segundo morador, ao fundo da filmagem, fala: “Tá feio mesmo”.
Continua depois da publicidade
O DIARINHO apurou que na semana passada, a prefeitura de Penha anunciou melhorias gerais em todas as unidades básicas de saúde do Município – e a garibada já começou pelo próprio postinho de Santa Lídia, onde a calçada de acesso já tá em obras. As reformas vão abranger reparo nos telhados, trocas de piso, ampliação de salas e pinturas, entre outros.
O secretário de saúde, Rodrigo Renan Medeiros, antecipa que a primeira pegada foi na reforma da central de esterilização da prefeitura, no bairro Nossa Senhora de Fátima. O setor ganhou mais funcionários, porque antes, o material era esterilizado em outros locais. A UBS de São Cristóvão ganhou pintura da sala de vacina. No Gravatá, o postinho ainda tá em processo de reforma, e o horário de funcionamento rola das 8h da manhã às 2h da tarde, para que os trabalhadores possam fazer o quebra-quebra necessário dentro da unidade. Mariscal e PA 24h, do centro, também estão no cronograma das reformas.
Continua depois da publicidade
“Estamos reestruturando todas as unidades; algumas precisam da ampliação das salas, outras, trocar o ecoplex do chão, além das pinturas e demais reformas internas”, disse o secretário de saúde, que autorizou a compra de equipamentos como macas ginecológicas, cadeiras de coleta, macas tradicionais, carrinho de medicação e computadores, entre outros itens.