Barco da ciência
Veleiro-modelo da UFSC está atracado em Itajaí
De 15 a 19 de novembro, veleiro poderá ser visitado na Marina Itajaí
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

O veleiro ECO, que pertence à universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está atracado na Marina Itajaí. Ele realiza os últimos ajustes para a próxima expedição. A primeira parada é no Rio de Janeiro onde encontra o veleiro Tara, embarcação da fundação francesa Tara Océan, que inspirou a criação do ECO. Após uma série de atividades no RJ, os barcos vêm para Santa Catarina.
Ao retornar à Marina Itajaí, o veleiro ECO ficará aberto para visitação entre os dias 15 e 19 de novembro. Estão previstas palestras, mesas redondas e exposições. Os horários e a programação completa serão divulgados em novembro. Já o veleiro Tara só poderá ser visitado virtualmente.
Continua depois da publicidade
Os veleiros ECO e Tara são participantes do AtlantECO, projeto internacional financiado pelo programa H2020 da União Europeia, desenvolvido em parceria com 36 instituições de 13 países da Europa, Brasil e África do Sul, com foco na pesquisa sobre o microbioma do Atlântico e os impactos das mudanças climáticas e da poluição no oceano.
Para a pesquisadora Andréa Green Koettker, do programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECO) da UFSC, o projeto representa uma oportunidade única de expandir o conhecimento ao longo do Atlântico Sul Ocidental. Todos os protocolos de amostragem realizados a bordo do Tara serão compartilhados com as outras embarcações do projeto, incluindo o Veleiro ECO.
Continua depois da publicidade
O projeto tem ainda uma forte vertente de extensão e popularização da ciência. “Por meio dos eventos de divulgação, previstos para diversas cidades da costa brasileira, temos o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre a importância de um modo de vida sustentável para preservar a saúde dos oceanos e de todos os seres vivos”, destaca a pesquisadora Andréa Green.
Após a partida do Tara de Itajaí, a equipe dará continuidade à pesquisa científica a bordo do ECO, estudando os principais rios brasileiros e suas influências no oceano Atlântico.