Matérias | Geral


NOVA IDENTIDADE

RG, em SC, será emitido com número do CPF

CPF e RG terão validade separadamente, mas número será unificado, a partir de novembro, em todo o estado

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Atendimento presencial no IGP ficará suspenso, na semana que vem, pra transição de sistema; agendamento pelo site está bloqueado até dia 1º (foto: divulgação)

Santa Catarina será o primeiro estado a usar o número do CPF pra indentificação única. A novidade passará a vigorar a partir do dia 8 de novembro, quando todos os documentos de identificação emitidos em Santa Catarina terão o número do CPF como chave única. Para implantação do projeto pioneiro no país, o instituto Geral de Perícias (IGP) bloqueou, nesta semana, a marcação de horários no site. Isso porque não terá atendimento presencial entre os dias 1º e 5 de novembro nos postos de serviço de identificação.


Durante o período, as equipes do IGP estarão sendo capacitadas pra emissão do novo documento e vão encerrar a fila de produção dos últimos documentos de identidade solicitados no formato atual. Segundo o perito criminal Fernando Souza, diretor de Identificação do IGP, os postos de atendimento só estarão disponíveis para os cidadãos que necessitem buscar a identidade já solicitada anteriormente.

A nova identidade de número único vai usar o número do CPF como numeração do RG. O lançamento do documento está marcado para o dia 3 de novembro. A mudança no sistema e os testes de garantia na implantação do novo modelo vão ocorrer entre os dia 1º e 5 de novembro. Durante a semana que vem, os postos de identificação do estado ficarão fechados pra reprogramação dos sistemas.

Fernando explica que a data do lançamento do novo RG com número único foi escolhida para tentar minimizar os impactos da suspensão dos atendimentos, considerando que a próxima semana será mais curta devido ao ponto facultativo do dia 1º de novembro e do feriado de Finados no dia 2.

“Dessa forma, para realizar a transição do sistema atual para a plataforma do novo RG será necessário bloquear apenas os agendamentos para atendimento presencial nos dias 3, 4 e 5 de novembro. Quem entrar no site, no período de 25 a 29 de outubro, para agendar horário de atendimento não vai conseguir”, informa.

O sistema de agendamentos no site do IGP volta a ser liberado ao público a partir da segunda-feira que vem, dia 1º de novembro. Os atendimentos presenciais para requerer novas carteiras de identidade retornarão ao normal a partir do dia 8 de novembro, data em que os documentos de identificação emitidos no estado passam a ter o número do CPF como número único.

Continua depois da publicidade



O lançamento do novo documento com numeração única não invalida os documentos do RG e CPF em separado, que continuarão valendo normalmente. A diferença, segundo explica o governo, é que o número único será usado como chave de consulta. No futuro, a tendência é que seja adotado exclusivamente um documento unificado.

Maior segurança

Continua depois da publicidade



O uso do número do CPF como numeração do RG eliminará as 27 numerações de RG possíveis hoje no país, bem como permitirá que, no futuro, o número único seja a chave para consultas do CPF, RG, CNH, carteira de trabalho, título eleitoral, PIS/PASEP, certificado militar, entre outros.

A ideia é que o modelo de Santa Catarina sirva de referência para o Brasil e seja adotado em outros estados. Atualmente, cada estado tem sua numeração própria para a carteira de Identidade, o que abre brechas para fraudes e crimes de estelionato. A adoção do CPF como número único nacional, segundo o IGP, garante um sistema interligado em nível federal, onde todos os estados estarão conectados em uma cadeia de banco de dados.

As discussões pra implantação do projeto começaram ainda no final de 2018, amparadas no decreto 9.278, lançado em fevereiro daquele ano, regulamentando a lei que estabelece os procedimentos pra emissão da carteira de identidade pelos órgãos de identificação dos estados. Ao projeto foi assumido pelo IGP, com apoio das equipes do centro de Informática (Ciasc) e da receita Federal.

Nos últimos meses, o projeto passou por testes conjuntos com a receita Federal pra homologação do sistema. O novo RG emitido em SC terá como número único no Brasil o atual CPF. O número do CPF será a chave pra carteira de identidade, unindo, em uma só numeração, as informações civis do portador, garantindo a segurança dos dados.

“O programa de confecção do documento possui diversas etapas de verificação que permitem identificar as inconsistências do sistema, tais como Carteira de Identidade e CPF duplicados. Temos um ganho significativo no combate e eliminação de fraudes, além de aumentar as chances de encontrar crianças sequestradas e pessoas desaparecidas”, ressalta Fernando Souza, diretor do IGP, que trabalhou, desde o início, no projeto.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





18.232.59.38

TV DIARINHO


Confira os destaques desta segunda-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 04/07/2022

Publicado 04/07/2022 21:18



Especiais

Cordeiros

Professora Rita de Cássia ensinou matemática a diferentes gerações de itajaienses

SUPERAÇÃO

Deficiência nunca impediu Jailton de fazer o que quis; até elevador em casa ele construiu

Centro de Itajaí

Bravacinas se transforma em referência em vacinação humanizada

Itajaí

Itajaí mantém protagonismo na pesca industrial

A riqueza vem pelo mar

Polo náutico reúne players mundiais do mercado de luxo



Blogs

Blog do JC

Bob quer ajuntamento

A bordo do esporte

Brasil realiza único evento de automobilismo do mundo de Ayrton Senna

Blog da Ale Francoise

Chá de sabugueiro!

Blog do Ton

Consultório médico, em Balneário Camboriú tem pegada chic, mas sem excessos

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Doutor Multas

A Desentupidora mais próxima de você! Desentupidora de emergência 24h SP

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW



Entrevistão

Willian Cardoso, o Panda

"Saquarema provavelmente vai ser meu último mundial, aí eu vou estar focado no brasileiro”

Renata Teixeira Pinto Viana

"Não se indica cigarro eletrônico para alguém que queira parar de fumar"

Governador de Santa Catarina

"É importante destacar que as obras só avançam por conta dessa decisão de colocar recursos dos catarinenses nas rodovias federais”

José Evaldo Koch

“O hortifruti é nosso berço”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação