O Palácio Marcos Konder completa 96 anos de história nesta sexta-feira, 22 de outubro. A edificação, que atualmente sedia o Museu Histórico de Itajaí, foi o primeiro prédio público da cidade. O local abrigava os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário desde a sua fundação, em 1925. O prédio, também conhecido como Superinthendência Ithajay, foi construído na gestão do então superintendente municipal Marcos Konder.
Continua depois da publicidade
De 1925 a 1950, o palácio sediou os três poderes municipais. Na década de 1950, o Judiciário foi retirado do espaço, permanecendo o Legislativo no piso superior e o Executivo no pavimento térreo ...
De 1925 a 1950, o palácio sediou os três poderes municipais. Na década de 1950, o Judiciário foi retirado do espaço, permanecendo o Legislativo no piso superior e o Executivo no pavimento térreo e subsolo. Com o passar do tempo, o prédio ficou pequeno para as necessidades da administração pública municipal. O Executivo se mudou em 1972, restando apenas a Câmara de Vereadores no local.
Continua depois da publicidade
Até 1977, o pavimento térreo do prédio foi utilizado para diversas finalidades, até que, por iniciativa do colecionador João Amaral Pereira, iniciou-se a formatação do primeiro museu municipal de Itajaí. Para criação da instituição, a prefeitura de Itajaí inaugurou a Fundação Genésio Miranda Lins, por meio da Lei nº 1515/77, para ser a gestora da nova proposta de patrimônio do município.
Em 1982, o Museu Histórico de Itajaí foi inaugurado no pavimento térreo e, em 1985, o Arquivo Histórico de Itajaí foi aberto. Em 1999, em virtude da expansão das ações da Câmara de Vereadores, o Legislativo se mudou. Desde então, o Palácio Marcos Konder sedia apenas o Museu Histórico de Itajaí.
No ano de 2014, o museu foi fechado para restauro com reformulação da sua expografia e ampliação dos setores administrativos e técnicos em prédio anexo. Os acervos ecléticos de suas coleções totalizam mais de 16 mil peças e demonstram, de forma fragmentada, a história urbana da cidade de Itajaí. Além das exposições acessíveis e gratuitas ao público, o Museu Histórico de Itajaí realiza projetos culturais como o “Música no Museu”, com espetáculos de música erudita e clássica, nas noites de quarta-feira, e ações educativas e visitas guiadas a grupos escolares e de turistas, mediante agendamento.
Continua depois da publicidade