NAVEGANTES
Portonave completa 14 anos de operação
Porto de Navegantes ocupa o segundo lugar no ranking dos portos em movimentação de contêineres
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A Portonave completou 14 anos de operação na quinta-feira. Os números do primeiro terminal portuário privado de contêineres do país se destacam. Pela quarta vez neste ano, o terminal superou a marca de mais de 100 mil TEUs movimentados em um único mês. O recorde histórico foi conquistado em setembro.
Além disso, a Portonave recebe 45 mil caminhões, uma média de 1500 por dia e já chegou ao fluxo de Gate superior a 2500 veículos. O tempo médio de permanência no pátio, considerando entrada, carga ou descarga e saída do contêiner, foi em torno de 23 minutos.
Em 2021, a Portonave registra um dos maiores índices de crescimento entre os terminais do Brasil na movimentação de contêineres, com 37% de crescimento na comparação com o mesmo período do ano passado, e já somam 858.572 TEUs movimentados.
O porto mantém a liderança na movimentação de contêineres no sul em ambos os segmentos: importação e exportação. Em escala nacional, o porto de Navegantes ocupa o segundo lugar no ranking dos portos de movimentação de contêineres.
Até setembro deste ano, foram R$ 13 milhões repassados pela Portonave à prefeitura de Navegantes por meio do Imposto Sobre Serviços.
O terminal é apoiador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, agenda global com metas até 2030 para promover sociedades prósperas e pacíficas com o meio ambiente. Entre os projetos apoiados, estão Somos do Mar, Nadar, Surf Sem Limites, Dançar e Brilhar e Tarrafa Cultural.
A Portonave tem um programa Jovem Aprendiz, destinado a estudantes do ensino médio das escolas públicas de Navegantes, que tenham entre 16 e 18 anos e renda familiar per cápita de até um salário mínimo.