Reclamação
Cliente reclama da demora de atendimento no Itaú de Cordeiros
Tempo de espera chega a mais de 50 minutos
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Um cliente do Banco Itaú ficou revoltado, na manhã desta quinta-feira, com a precariedade no atendimento da agência, que fica na avenida Reinaldo Schmithausen, no bairro Cordeiros, em Itajaí. De acordo com o denunciante, o tempo na fila de espera ultrapassa 50 minutos e não há fila preferencial.
O Código de Defesa do Consumidor, a legislação dos estados e a de vários municípios afirmam o direito do cidadão ser atendido em tempo razoável fixando, inclusive, tempo máximo de espera em fila. Em Itajaí, uma lei municipal determina o tempo máximo de 20 minutos para o atendimento bancário. Além disso, uma norma de autorregulação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) define que o tempo máximo de espera nas filas de bancos deve ser de até 20 minutos em dias de movimento normal, e de até 30 minutos em dias de pico. A regra é voluntária, mas todos os grandes bancos se comprometeram em cumprir.
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou com crianças de colo possuem atendimento prioritário. O tempo de espera deve ser menor do que o convencional.