FUTURO DA PRAIA ITAJAIENSE
Delegados do Plano Diretor votam propostas para o bairro Cabeçudas
Revisão do plano diretor debate modelo de ocupação
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Os delegados do Plano Diretor de Itajaí estão reunidos na noite desta quarta-feira analisando as propostas previstas para a ocupação do bairro Cabeçudas, em Itajaí. Eles vão escolher o modelo de construções permitidas para o bairro.
A votação iniciou cerca de 19h e não tem previsão de término. A proposta escolhida pela maioria será enviada para a câmara de Vereadores para a votação definitiva do novo plano diretor de Itajaí.
Continua depois da publicidade
O colegiado aprecia duas propostas. A primeira, apresentada pelos representantes da associação Empresarial de Itajaí (ACII), prevê aumento na altura das construções na praia de Cabeçudas. O modelo traz índices para pequenos lotes, de até mil metros quadrados, e grandes áreas, acima de mil metros quadrados.
No primeiro caso, a construções teriam altura de até 10,7 m (1ª e 2ª quadras), até 17 m (3ª quadra) e até 26,3 m (4ª quadra). Nos terremos maiores, os limites ficariam entre 10,7 m, 26,3 m e 38,9 m. Com o uso de outorga onerosa, prédios poderiam chegar a 20 andares em lotes acima de mil metros quadrados na quarta quadra da orla. Ali, a entidade também prevê a construção de 20 novos prédios em lotes acima de mil metros quadrados, o que representaria cerca de 500 apartamentos.
Continua depois da publicidade
Já a proposta dos moradores mantém os atuais índices para construção, com limites de três pavimentos na primeira e segunda quadras, até cinco na terceira quadra e até sete na quarta quadra. Nessa opção, não é prevista a concessão de outorga, direito que permite construir acima do permitido pagando uma multa.
Os limites defendidos pela associação de moradores foram propostos a partir de projetos da equipe técnica da prefeitura. A principal diferença é que o grupo técnico traz limite de nove pavimentos na última quadra. Também não se permitiria outorgas acima dos limites e mezaninos seriam considerados pavimentos quando se fala em altura máxima, de até 30 metros na última quadra.
O arquiteto Dalmo Vieira Filho, coordenador da revisão do Plano Diretor de Itajaí, explica que o processo de revisão está nas etapas finais. Com a votação desta quarta-feira, a ideia é encaminhar o resultado para a câmara de Vereadores nos próximos dias.