Honra
Itajaí pode ser oficializada como a Capital Nacional da Pesca
Projeto já foi aprovado no senado e, agora, vai pra aprovação dos deputados
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A Comissão de Educação (CE) do Senado Federal aprovou o projeto que concede a Itajaí o título de Capital Nacional da Pesca. O PL 5226/2019, do senador Esperidião Amin (PP-SC), foi votado e aprovado na quinta-feira. Agora, ele segue para análise da câmara dos Deputados, caso não haja recurso para votação em plenário.
A proposta recebeu parecer favorável do senador Jorginho Melo (PL-SC). A senadora Maria Eliza (MDB-RO), que foi relatora do projeto na comissão, explicou que estudos históricos confirmaram a vocação para a pesca de Itajaí, ainda no Brasil Colônia, por volta de 1820, quando D. João 6º mandou trazer famílias de tradicionais pescadores portugueses, da cidade de Ericeira, para colonizar o litoral catarinense.
“Atualmente, quase 20 mil pessoas trabalham direta ou indiretamente no setor da pesca na cidade. Com a visibilidade que a concessão do título trará ao município, mais investimentos serão atraídos, contribuindo, sobremaneira, para a consolidação dessa atividade e, mais importante, no cenário brasileiro, para a geração de empregos na cidade e no estado”, afirmou Eliza.
Indústria da pesca
O senador Amin explicou, ao justificar a proposta, que atualmente são cerca de 50 empresas beneficiadoras de peixe, instaladas em Itajaí, produzindo mais de um milhão de latas de sardinha e atum por dia.
Além disso, a cidade possui 250 armadores e uma frota de 500 barcos, sendo cerca de 15 mil pessoas trabalhando direta ou indiretamente na indústria da pesca. Com toda essa pujança pesqueira, Itajaí deve receber oficialmente o título de Capital Nacional da Pesca.