O executivo enviou à câmara, no dia 28 de julho, o projeto pedindo autorização para o convênio entre as duas entidades na realização da parada Sul Americana da Regata The Ocean Race em Itajaí. Só que o PL teve pedido de vistas da vereadora Anna Carolina Martins (PSDB) e travou a proposta no Legislativo.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, sem o termo de cooperação entre a prefeitura e a Amfri não é possível começar a organizar a parada sul-americana da The Ocean. “Precisamos criar a comunicação visual, o caderno de patrocínios, toda a parte de mercado e de planejamento do evento. Isso compromete muito toda a parte inicial que precisa ser apresentada ao mercado, aos patrocinadores e apoiadores”, justifica.
Isso porque, sem a autorização do convênio, a prefeitura não poderá fazer repasse de valores para a Amfri e tampouco iniciar os trabalhos. A Amfri fica responsável pela realização de toda a parada. A prefeitura de Itajaí apoia o evento através de suas autarquias, fundações e secretarias.
Continua depois da publicidade
A vereadora pediu vistas do projeto para que alguém da prefeitura desse explicações aos vereadores. O pedido foi aprovado por todos os parlamentares. “Eu não sou contra o termo de cooperação, mas confunde o que é responsabilidade do município e o que é responsabilidade da Amfri. E estamos falando de gastos públicos”, justificou.
Segundo o presidente da câmara, Marcelo Werner (PSC), essa conversa entre os representantes da secretaria de Turismo de Itajaí e os vereadores já está confirmada. “Após a reunião, o projeto retorna pra pauta na quinta-feira”, adiantou.
The Ocean 2022/2023
Esta será a quarta edição do evento na cidade. A competição mundial acontecerá entre 2022 e 2023, com largada de Alicante, na Espanha, e parada prevista em Itajaí, entre os meses de março e abril de 2023.
A cidade recebeu a regata em 2012, 2015 e 2018, quando a competição tinha o nome de Volvo Ocean Race. Em 2018, entre 5 e 22 de abril, a Vila da Regata, em Itajaí, atraiu 440 mil visitantes. O evento teve impacto econômico estimado em R$ 83 milhões na cidade, 28% a mais que a edição anterior. A maior parte do valor – 75% – ficou em Itajaí e região, conforme estudo da organização com o setor hoteleiro, entre os mais impactados pela movimentação.
A regata visitará 10 cidades, incluindo Itajaí, tendo a chegada em Gênova, na Itália, em junho de 2023. Nesta edição, terá duas classes de barcos pela primeira vez, com o dobro de equipes, tornando a competição ainda maior, com mais competidores e embarcações.