Mudanças
Demolições dão início à abertura da “rua do Porto”
Novidade deve ajudar a dar fim a um dos maiores gargalos do trânsito de Itajaí
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]






Itajaí inicia na manhã de sexta-feira as demolições para a abertura da rua do Porto. Os imóveis desapropriados ficam na rua Capitão Adolfo Germano de Andrade, esquina com a rua Olegário de Souza Júnior, o popular Beco Mickey, e serão demolidos a partir das 8h30.
A demolição faz parte das transformações viárias de Itajaí para a expansão da área primária do porto. Com a demolição, a nova ligação entre as avenidas Marcos Konder e Irineu Bornhausen, a Caninana, será concluída.
Continua depois da publicidade
O projeto, conhecido como rua do Porto, vai ligar as duas avenidas, visando acabar com a tranqueira de caminhões que se estende da avenida Eugênio Müller, em frente ao porto, até a Caninana. O trecho é um dos principais gargalos do trânsito de Itajaí.
A ligação terá duas pistas, com três faixas por sentido, passeios arborizados, ciclovias, drenagem pluvial e nova iluminação, com a reurbanização de todo o entorno. Os investimentos são de R$ 28 milhões entre desapropriações e obras, mas as melhorias viárias na região são estimadas em R$ 120 milhões.
Continua depois da publicidade
Os imóveis da área estão em processo de desapropriação. São três trechos, envolvendo uma área com 40 imóveis que serão demolidos. Segundo Auri Pavoni, 20 imóveis já estão negociados, mas há os que a prefeitura espera a regularização ou alguma outrra pendência.
As obras, que devem ser licitadas ainda em outubro, vão começar a partir do trecho da avenida Marcos Konder com as ruas Silva e Heitor Liberato.
O novo acesso vai cortar o bairro, atravessando a rua Tijucas até a Caninana, de onde o eixo vai se estender até a rua Max, contornando a área de expansão retroportuária.
A ligação será o caminho pro futuro túnel entre Itajaí e Navegantes, previsto em área a montante do porto, e estará interligada com as obras já feitas nas ruas Alfredo Eicke e Aleixo Maba e a conclusão da via Expressa Portuária.