Números
Confira como está a vacinação contra a covid pelo mundo
O Brasil está em 62º lugar no ranking global de aplicação de doses da vacina
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Mais de seis bilhões de doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas no mundo todo. A imunização mundial avançou em um ritmo constante nos últimos três meses. Embora cerca de 15 países já estejam administrando a terceira dose de reforço, a vacinação ainda não decolou nos países pobres.
Os Estados Unidos querem que a comunidade internacional estabeleça a meta de 70% da população de cada país totalmente imunizada dentro de um ano. Um índice que nem os Estados Unidos atingiram ainda, com menos de 55% de sua população totalmente vacinada até agora. Por enquanto, este percentual foi superado por uma pequena minoria de países, entre eles sete da União Europeia (UE), como França, Portugal e Espanha.
Continua depois da publicidade
Com 2,18 bilhões de injeções aplicadas, a China concentra quase quatro em cada 10 doses administradas no mundo. Índia (826,5 milhões) e Estados Unidos (386,8 milhões) completam o pódio em valor absoluto.
Em relação à população, e entre os países com mais de um milhão de habitantes, os Emirados Árabes Unidos são os campeões da vacinação. Aplicaram 198 doses para cada 100 habitantes, e mais de 81% de sua população está totalmente vacinada. Em seguida aparecem Uruguai (175 doses para 100 habitantes), Israel (171), Cuba (163), Catar (162) e Portugal (154). Em boa parte deles, a ampla maioria de sua população está com o esquema de vacinação completo.
Continua depois da publicidade
O Brasil está em 62º lugar no ranking global de aplicação de doses da vacina contra Covid-19, na relação a cada 100 habitantes. Segundo os dados, o Brasil aparece com 99,31 doses aplicadas a cada 100 habitantes.
A maioria dos países pobres também começou a vacinação, principalmente graças ao mecanismo de solidariedade internacional Covax, mas o processo ainda caminha de forma muito desigual. O Covax é formado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela aliança Gavi e pela coalizão Cepi.
Com as doses fornecidas pelos países ricos, estes últimos conseguiram acelerar ligeiramente suas campanhas nas últimas semanas.
Três países ainda não iniciaram suas campanhas de vacinação contra o coronavírus: Burundi e Eritreia, na África Oriental; e Coreia do Norte, na Ásia.