Penha
Trapiche da Armação é alvo de atos de vandalismo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O novo trapiche da praia da Armação, em Penha, ainda não foi finalizado e já sofre com atos de vandalismo e depredação. Moradores denunciam que as grades de alumínio, que fazem a proteção da estrutura, foram arrancadas, deixando o local perigoso para os visitantes e moradores.
No início do ano, a prefeitura instalou um totem de monitoramento, na praia do Trapiche, em parceria com a polícia Militar. O equipamento tem quatro câmeras que fazem a vigilância em 360 graus na área e geram imagens para a central de operações. Mesmo assim, o sistema não intimidou os vândalos.
Continua depois da publicidade
A reconstrução do trapiche foi iniciada em 2019, com previsão inicial de conclusão em janeiro do ano passado. O cronograma teve atraso e a obra ainda aguarda ser finalizada. A prefeitura pretende transformar o trapiche num píer turístico, que vai servir pro desembarque e embarque de passageiros de cruzeiros. As empresas têm proposta de colocar Penha nas escalas da região.
A prefeitura informou lamentar os atos de vandalismo, esclarecendo que tenta identificar os suspeitos nas imagens do monitoramento. Estão sendo analisadas as filmagens de vários dias, considerando que as depredações e retiradas do gradil aconteceram em dias diversos, para apurar o que houve.
Continua depois da publicidade
O município prometeu que serão feitos os reparos na estrutura e que uma licitação está aberta pra contratar segurança 24 horas no local, com presença de vigilante. No último verão, a praia já contava com vigia. A próxima etapa da revitalização do trapiche envolve a instalação de flutuantes, que foram doados por uma empresa. O projeto ainda prevê rampas de acesso, cobertura e um portal.