Balneário Camboriú
Projeto da Apae vai reunir histórias criadas por alunos
Trabalho terá versões em áudio e em vídeo com narração dos autores
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O projeto “Histórias Especiais” da Apae de Balneário Camboriú, contemplado na lei de Incentivo à Cultura (LIC), vai reunir em livro digital e em áudiolivro histórias e ilustrações produzidas pelos próprios alunos da entidade. O livro será composto por seis histórias e seis ilustrações, em fase de finalização. O lançamento está previsto para dezembro, em evento pra toda a comunidade, seja online ou presencial.
As histórias saíram de oficinas coletivas e individuais de criação, narração e desenho. Os alunos foram estimulados a criar narrativas autorais a partir de leituras, contação de histórias, jogos criativos e momentos de livre expressão por meio da fala, escrita e uso de símbolos, sons ou desenhos. O trabalho foi mediado pela contadora de histórias e multiartista Bel Bandeira.
O livro digital terá uma versão em áudio, com as histórias narradas pelos alunos, e outra, em vídeo, com tradução em Libras. Segundo a associação, o projeto envolveu os alunos numa proposta inovadora com novos aprendizados a partir das artes, fora do estereótipo de projetos, normalmente, aplicados com pessoas com deficiência.
O conteúdo do livro é fruto de vivências criativas de educação e estimulação, num processo criativo entre artistas de diferentes linguagens e alunos com deficiência (transtornos cognitivos ou intelectuais).
O coordenador do projeto, professor Luciano Candemil, destaca que a proposta não busca tratar o aluno com deficiência como um ser dissociado da produção cultural da cidade e, sim, como participante, como ser criativo e competente.
As oficinas envolveram os alunos de todas as turmas da Apae, com atividades e estudos desde maio. Os trabalhos, que serão publicados, são de autores que manifestaram desejo de participar, reunindo os conteúdos de maior potencial artístico. O evento de lançamento ainda será marcado pela associação.