Grupo Lauro Müller
Morre o chefe Machado dos Escoteiros de Itajaí
O corpo de Paulo Machado da Rosa está sendo velado no crematório Athenas
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Paulo Machado da Rosa, o chefe Machado, faleceu, na terça-feira, em decorrência de problemas no coração. Aos 87 anos, chefe Machado era presidente de honra do grupo Escoteiro Lauro Müller.
O velório está sendo realizado na capela do Crematório Athenas, com cerimônia de despedida prevista para as 14h30 desta quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Em Itajaí, chefe Machado passou pelos grupos de escoteiros Vasconcelos Drumond, São Domingos Sávio, Alfredo Pereira e Lauro Müller.
Machado ingressou no movimento escoteiro no dia 7 de setembro de 1939, quando fez sua promessa como lobinho na Associação Escoteira Laguna, em Laguna, no sul do estado.
Continua depois da publicidade
Ao longo da carreira escoteira, exerceu diferentes funções nos níveis nacional, regional e local, entre elas as de chefe de tropa escoteira, coordenador nacional da modalidade do Mar, diretor técnico, diretor presidente e membro da equipe Regional de Formação.
Recebeu a “Insígnia de Madeira”, em 2004, e as condecorações Medalha de Gratidão – Grau Ouro, em 2007; Medalha Cruz de São Jorge, em 2009; Medalha Velho Lobo, em 2010; Tucano de Prata, em 2013; e Medalha de Tiradentes, em 2019.
Ao longo dos seus 80 anos de escotismo, trabalhou incansavelmente pelo movimento, sempre com muita dedicação e elevado espírito escoteiro.