Santa Catarina

Levantamento mostra apoio de entidades ao horário de verão

Estímulo às atividades turísticas e ajuda à retomada da economia são benefícios defendidos por associações  (foto: divulgação)
Estímulo às atividades turísticas e ajuda à retomada da economia são benefícios defendidos por associações (foto: divulgação)

Levantamento do governo de Santa Catarina, feito a pedido do governador Carlos Moisés, aponta que entidades ligadas aos setores turístico e econômico apoiam a volta do horário de verão. Na consulta, a maioria das instituições se manifestou favorável ao adiantamento dos relógios em uma hora durante a temporada. Lideranças das áreas de hotéis, eventos, bares, restaurantes, comércio e turismo foram ouvidas.

Para o presidente da Santur, Renê Meneses, os benefícios para o setor são diversos com o retorno do horário diferenciado. “Além de diminuir os custos, o horário de verão traz para o turismo ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Para o presidente da Santur, Renê Meneses, os benefícios para o setor são diversos com o retorno do horário diferenciado. “Além de diminuir os custos, o horário de verão traz para o turismo um aumento no fluxo de pessoas em um horário que propicia viagens, aquisição de produtos e também diversas outras formas de atividades turísticas”, avalia.

Continua depois da publicidade

A medida também serviria pra reduzir os impactos da crise energética causada pela escassez de chuvas, segundo o estado. “O governo de Santa Catarina deve, a partir do apoio dos setores econômicos e de turismo, manifestar-se favorável. Entretanto, a decisão cabe ao Governo Federal”, ressaltou a Santur.

O presidente de federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina (Fhoresc), Estanislau Bresolin, defendeu que o horário permite ao turista aproveitar mais as praias e aumenta o movimento nos bares e restaurantes.

“A economia do consumo de energia se junta com mais horas de aproveitamento do ócio que o visitante busca na alta temporada”, entende. A federação do comércio de Santa Catarina (Fecomércio) também apoia o horário de verão, como medida estratégica pra impulsionar o setor na retomada após a pandemia.

“Com o avanço da imunização e a diminuição das medidas de isolamento, as pessoas se sentem mais seguras e podem usar o horário extra para diversas atividades, principalmente as relacionadas ao turismo, além de circular por mais tempo no comércio e consumir mais serviços”, explica o vice-presidente da entidade, Emílio Rossmark Schramm.

A contribuição do horário de verão pra recuperação da economia afetada pela covid-19 também está entre os argumentos de entidades como a associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-SC), associação Brasileira de Bares e Restaurantes de SC (Abrasel-SC) e associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-SC).

A federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) é outra que apoia o movimento. O presidente da entidade, Sérgio Alves, ressalta que embora a economia de energia seja pouca, os impactos são positivos em vários setores. “Diante de uma possível crise energética, o horário de verão pode vir a contribuir e reduzir o custo energético para grande parte da sociedade”, completa.

A volta do horário de verão, extinto em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, voltou à tona neste ano devido ao agravamento da crise energética e escassez hídrica. O ministério das Minas e Energia considera que a contribuição da medida é limitada, diante da mudança de hábitos de consumo de energia da população.

Mesmo assim, com a pressão de setores da economia, o governo federal pediu um estudo sobre os possíveis benefícios da volta do horário de verão ao operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), para analisar a “atual conjuntura”, caso o abastecimento de energia seja comprometido.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.158


TV DIARINHO


🌱🏖️ BRAVA PRESERVADA! | Praia Brava agora faz parte da APA da Orla de Itajaí! Com a ampliação, a proteção ...



Especiais

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

Caso Backer

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

POLÍCIA FEDERAL

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

SAÚDE

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

PERIGO DA IA

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

EXPLORAÇÃO

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras



Blogs

Monopólio sob suspeita

Blog do JC

Monopólio sob suspeita

🌿 Sistema imunológico: seu escudo natural contra doenças

Espaço Saúde

🌿 Sistema imunológico: seu escudo natural contra doenças

Todo mundo quer aparecer na foto

Blog do Magru

Todo mundo quer aparecer na foto



Diz aí

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Pavan!

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.