BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Relatório do IMA mostra balneabilidade positiva em todos os pontos da praia central
Resultado anuncia água própria pra banho mesmo com as obras de alargamento da orla
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]


A praia Central de Balneário Camboriú está com os 10 pontos monitorados com qualidade da água própria pra banho. O resultado está no relatório do instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), divulgado, neste mês, referente a amostras colhidas no dia 30 de agosto. A avaliação positiva ocorre mesmo durante as obras de alargamento da praia Central, com areia nova depositada na orla.
A balneabilidade também foi avaliada como própria nas praias agrestes, nos pontos de coleta em Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. Do total de 15 pontos monitorados pelo IMA na cidade, apenas a lagoa de Taquaras segue em condição imprópria. O município, por meio da Emasa, faz o monitoramento constante e testes da qualidade da água na lagoa pra determinar, através de estudo, quais medidas serão necessárias para resolver a poluição do local.
Continua depois da publicidade
O prefeito Fabrício Oliveira destacou o resultado da balneabilidade das praias, considerando que Balneário desponta como “símbolo de desenvolvimento”, mas sem descuidar do compromisso com o meio ambiente. “Estamos recuperando a Praia Central com 100% de balneabilidade. Isso é maravilhoso para a nossa cidade, projeta Balneário Camboriú de uma maneira muito positiva, e é esse o caminho que deve ser trilhado sempre: o de respeito ao meio ambiente”, disse.
Fabrício lembra que ações e obras relacionadas à área são priorizadas desde 2017, como os investimentos pra alcançar 100% de cobertura de esgoto. “Estamos prestes a alcançar a universalização do saneamento, com mais de 98% da rede de esgoto já implantada e, mais, fiscalização e legislação mais rigorosas para quem não se liga na rede”, comentou.
Continua depois da publicidade
Ele avalia que a balneabilidade positiva nas praias é fruto dessa e outras ações desenvolvidas nos últimos anos. Um dos principais avanços foi a instalação do novo emissário de esgoto ligando a parte norte da cidade e o centro à estação de tratamento do bairro Nova Esperança, contribuindo pra evitar o despejo irregular no rio Marambaia.
Revitalização do Marambaia em licenciamento
A Emasa iniciou o processo de licenciamento, junto ao IMA, do projeto de revitalização do rio Marambaia, necessário pra a criação do parque linear ao longo do canal. A licença será analisada a partir dos estudos ambientais, hidrológico e hidráulico, recebidos na semana passada pela autarquia, e que eram uma exigência do IMA pra que o município pudesse avançar na revitalização do canal.
O projeto prevê a dragagem do rio do trecho da rua 1.901 até a foz no pontal Norte, além de intervenções como limpeza, contenção das margens e readequação da calha. A última etapa será a criação do parque linear do Marambaia.
A previsão é licitar a obra assim que o IMA emitir a licença ambiental. Enquanto isso, a Emasa segue com ações contra ligações irregulares, entre fiscalizações, notificações e lacres de esgoto clandestinos que poluem o canal.