AGRESSÃO AO AMBULANTE

Guardas municipais são afastados das ruas durante sindicância

Prefeito se reunirá com comando e efetivo da GM de Itajaí e novas ações poderão ser tomadas

Sindicância tem prazo de 30 dias para concluir a investigação 
(Foto: Reprodução)
Sindicância tem prazo de 30 dias para concluir a investigação (Foto: Reprodução)

O comando da guarda Municipal de Itajaí afastou do trabalho nas ruas os dois agentes envolvidos na ocorrência de agressão ao vendedor ambulante G.F., 17 anos, na última segunda-feira, na rua Hercílio Luz. Eles farão trabalho administrativo, enquanto ocorre a sindicância da corregedoria da secretaria de Segurança.

Na última quinta-feira, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, solicitou ao comando da GM que os dois agentes fossem afastados dos trabalhos até que tudo esteja, devidamente, esclarecido ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Na última quinta-feira, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, solicitou ao comando da GM que os dois agentes fossem afastados dos trabalhos até que tudo esteja, devidamente, esclarecido.

Continua depois da publicidade

Morastoni também solicitou à corregedoria da Segurança rapidez nos trabalhos da sindicância, que está apurando toda a ocorrência. A investigação tem prazo de 30 dias pra ser concluída.

Nos próximos dias, o prefeito se reunirá com comando e efetivo da Guarda Municipal e novas ações poderão ser tomadas. “A criação da Guarda Municipal foi um anseio da sociedade itajaiense e ela deve manter, sempre, uma conduta humanitária e próxima da comunidade, como foi idealizada. Seguimos trabalhando neste sentido e, ao mesmo tempo, continuamos dando apoio e suporte ao adolescente e a sua família”, afirmou o prefeito.

Abordagem truculenta

O adolescente, que vendia doces no centro de Itajaí, teve o material de trabalho destruído durante a abordagem da GM. A ação foi toda filmada por populares que usavam a principal rua de comércio da cidade.

O adolescente ainda foi enforcado pelo pescoço pelos guardas, teve joelhos e cotovelos feridos e a roupa rasgada durante a abordagem. O rapaz, que mora em Navegantes e tem o sonho de ser sargento, foi detido e levado pra delegacia.

Sindicato quer esclarecer

Alexandre Gebler, 47 anos, presidente do Sindguardas, de Santa Catarina, acompanha o caso. Ele alega que, além dos vídeos divulgados, houve uma abordagem feita pelo fiscal de Postura ao rapaz antes da ação da GM.

Alexandre alega que, por duas vezes, o fiscal e a guarda pediram para que adolescente apresentasse a licença para comercialização do doce na Hercílio Luz. O presidente do sindicato alega ter vídeos mostrando essa ação e que isso será esclarecido no decorrer do processo de investigação.

Continua depois da publicidade

O presidente do Sindguardas ainda afirma que o rapaz reagiu à abordagem, desacatou o fiscal e os guardas municipais, por isso a GM fez “o uso progressivo da força, inclusive com algemas”. Alexandre informa também que o guarda Municipal, que dominou o adolescente, acabou se machucando e teve o equipamento danificado.

O sindicato está entrando em contato com os veículos de comunicação para trazer a versão dos guardas. Também faz contato com a Assembleia Legislativa para que os deputados deem direito de resposta aos guardas municipais. “Não é somente o caso de Itajaí. Isso ocorre em todos os municípios. As abordagens são feitas pelos fiscais e, quando eles são desacatados, isso é crime, código penal, é chamada a guarda municipal para proteger o funcionário público. Isso está na lei e é função do guarda”, defende Alexandre.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.208


TV DIARINHO


⚽🚨 RACISMO NÃO ! O Ministério Público abriu investigação sobre ofensas racistas e xenofóbicas feitas ...



Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Blogs

Frisson Líquido: A poesia da noite que não quer acabar

VersoLuz

Frisson Líquido: A poesia da noite que não quer acabar

Uma delícia para o casal

Blog da Jackie

Uma delícia para o casal

Está com anemia?

Blog da Ale Françoise

Está com anemia?

Bolsonaro é preso

Blog do JC

Bolsonaro é preso



Diz aí

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.