AGRESSÃO AO AMBULANTE

Guardas municipais são afastados das ruas durante sindicância

Prefeito se reunirá com comando e efetivo da GM de Itajaí e novas ações poderão ser tomadas

Sindicância tem prazo de 30 dias para concluir a investigação 
(Foto: Reprodução)
Sindicância tem prazo de 30 dias para concluir a investigação (Foto: Reprodução)

O comando da guarda Municipal de Itajaí afastou do trabalho nas ruas os dois agentes envolvidos na ocorrência de agressão ao vendedor ambulante G.F., 17 anos, na última segunda-feira, na rua Hercílio Luz. Eles farão trabalho administrativo, enquanto ocorre a sindicância da corregedoria da secretaria de Segurança.

Continua depois da publicidade

Na última quinta-feira, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, solicitou ao comando da GM que os dois agentes fossem afastados dos trabalhos até que tudo esteja, devidamente, esclarecido ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Na última quinta-feira, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, solicitou ao comando da GM que os dois agentes fossem afastados dos trabalhos até que tudo esteja, devidamente, esclarecido.

Continua depois da publicidade

Morastoni também solicitou à corregedoria da Segurança rapidez nos trabalhos da sindicância, que está apurando toda a ocorrência. A investigação tem prazo de 30 dias pra ser concluída.

Nos próximos dias, o prefeito se reunirá com comando e efetivo da Guarda Municipal e novas ações poderão ser tomadas. “A criação da Guarda Municipal foi um anseio da sociedade itajaiense e ela deve manter, sempre, uma conduta humanitária e próxima da comunidade, como foi idealizada. Seguimos trabalhando neste sentido e, ao mesmo tempo, continuamos dando apoio e suporte ao adolescente e a sua família”, afirmou o prefeito.

Continua depois da publicidade

Abordagem truculenta

O adolescente, que vendia doces no centro de Itajaí, teve o material de trabalho destruído durante a abordagem da GM. A ação foi toda filmada por populares que usavam a principal rua de comércio da cidade.

O adolescente ainda foi enforcado pelo pescoço pelos guardas, teve joelhos e cotovelos feridos e a roupa rasgada durante a abordagem. O rapaz, que mora em Navegantes e tem o sonho de ser sargento, foi detido e levado pra delegacia.

Sindicato quer esclarecer

Alexandre Gebler, 47 anos, presidente do Sindguardas, de Santa Catarina, acompanha o caso. Ele alega que, além dos vídeos divulgados, houve uma abordagem feita pelo fiscal de Postura ao rapaz antes da ação da GM.

Alexandre alega que, por duas vezes, o fiscal e a guarda pediram para que adolescente apresentasse a licença para comercialização do doce na Hercílio Luz. O presidente do sindicato alega ter vídeos mostrando essa ação e que isso será esclarecido no decorrer do processo de investigação.

O presidente do Sindguardas ainda afirma que o rapaz reagiu à abordagem, desacatou o fiscal e os guardas municipais, por isso a GM fez “o uso progressivo da força, inclusive com algemas”. Alexandre informa também que o guarda Municipal, que dominou o adolescente, acabou se machucando e teve o equipamento danificado.

Continua depois da publicidade

O sindicato está entrando em contato com os veículos de comunicação para trazer a versão dos guardas. Também faz contato com a Assembleia Legislativa para que os deputados deem direito de resposta aos guardas municipais. “Não é somente o caso de Itajaí. Isso ocorre em todos os municípios. As abordagens são feitas pelos fiscais e, quando eles são desacatados, isso é crime, código penal, é chamada a guarda municipal para proteger o funcionário público. Isso está na lei e é função do guarda”, defende Alexandre.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.217.5

TV DIARINHO


🚗😤 CAOS NO TRÂNSITO! Sextou com engarrafamento gigante na BR 101 e nos acessos de Itajaí! Sentido sul ...



Podcast

Sextou com tranqueira no trânsito da região

Sextou com tranqueira no trânsito da região

Publicado 11/07/2025 19:16



Especiais

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)

ABUSOS EM TERREIRO

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)



Blogs

Perseguição política

Blog do JC

Perseguição política



Diz aí

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Diz aí, Maurício Boabaid!

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

QUARTA-FEIRA

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Diz aí, Robison Coelho!

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

Diz aí

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"

Diz aí, Alexandre Xepa!

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.