Luto
Morre a administradora do herbário
Velório ocorre no cemitério do bairro Fazenda
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



A professora Zilda Helena Deschamps Bernardes, morreu de causas naturais, aos 87 anos, na madrugada dessa terça-feira.
Dona Zilda era figura querida em Itajaí por ter sido professora e pela sua administração à frente do Herbário Barbosa Rodrigues durante 48 anos.
Continua depois da publicidade
Ela nasceu em Tijucas e veio para Itajaí aos nove anos de idade. Formou-se como Normalista em 1953.
Lecionou na escola Municipal Irmã Anchieta e grupo Escolar Floriano Peixoto, onde foi diretora até 1971, quando a secretaria de Educação de Santa Catarina concedeu sua transferência para exercer uma função no Herbário Barbosa Rodrigues, a pedido do cônego e doutor Rauilino Reitz.
Desde então, ela trabalhou incansavelmente com o Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein. Ela seguiu no herbário mesmo após a morte dos dois.
Em 2018, dona Zilda recebeu a Moção de Congratulação e Reconhecimento nº 26/2018 pelos seus serviços no Herbário Barbosa Rodrigues. A homenagem foi realizada em sessão ordinária na Câmara de Vereadores.
Dona Zilda deixa o marido, o senhor Jurandir de Souza Bernardes. Ela não tinha filhos. O velório e o sepultamento ocorreram no cemitério da Fazenda, na tarde de terça-feira. Ela tinha falecido em casa, dormindo.
Para as pessoas que trabalhavam com ela, ficam as lembranças de alguém doce, dedicada e fascinante. “Estamos órfãos. Eu passei os últimos nove anos, todos os dias, com a dona Zilda e fui vendo essa linda bromélia perdendo sua vitalidade pouco a pouco... Eu a resumiria em uma música: Fascinação. Sabe aquelas pessoas que de boca fechada falam mais que aqueles que tem o dom da fala? Essa era a dona Zilda. Ela falava com a gente pelo olhar. Pessoa mais doce, mais pura e mais cândida que eu já conheci. A dona Zilda era uma luz”, escreveu Janaina Costa Lopes, secretária do Herbário há quase uma década.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.