Monitoramento
Cerca de 120 baleias-francas são avistadas em SC
Quantidade de francas no litoral catarinense é quase três vezes maior que no ano passado
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O Projeto ProFRANCA/Instituto Australis de Santa Catarina, patrocinado pela Petrobrás, realizou no último sábado o sobrevoo anual de monitoramento das baleias-francas no sul de Santa Catarina. Os pesquisadores avistaram 120 baleias-francas. A ação percorreu a costa entre Florianópolis e Cidreira (RS). O sobrevoo abrange a região da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, principal concentração reprodutiva da espécie, localizada no litoral centro sul de Santa Catarina. Foram registrados 60 pares de mães com seus filhotes. O número é quase três vezes maior que o de setembro do ano passado, quando 43 animais foram encontrados.
Entre as praias da Guarda do Embaú e da Gamboa, na cidade de Garopaba, foram avistados 18 pares de mães e filhotes. O objetivo do sobrevoo é realizar a fotoidentificação individual das baleias, para estudos populacionais e de uso de habitat.
Continua depois da publicidade
Setembro é o Mês da Baleia-Franca, auge do período reprodutivo da espécie, quando um maior número de indivíduos é registrado no litoral sul do Brasil. A espécie busca águas mais quentes para dar à luz. As baleias se reproduzem em média a cada três anos, mas o intervalo pode aumentar após períodos em que há pouca disponibilidade de alimento.
A baleia-franca é uma espécie ainda ameaçada de extinção no Brasil, e conta com uma população estimada em cerca de 550 indivíduos e uma taxa de crescimento de 4,8% ao ano.
Continua depois da publicidade