SANTA CATARINA
Novo decreto mantém torcida longe dos estádios
Proibição de público em competições esportivas foi prorrogada até 30 de setembro
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Um novo decreto do governo do estado prorrogou por mais um mês a proibição de público em competições esportivas públicas ou privadas em Santa Catarina. A medida vale até 30 de setembro e suspende a presença de torcidas nos estádios.
As regras pras competições seguem as mesmas, conforme protocolos elaborados pela secretaria Estadual de Saúde e válidos desde julho, quando a volta de jogos de futebol foi autorizada. Além da proibição de público, os clubes seguem tendo que atuar com número reduzido de funcionários em dias de jogos e continua proibida qualquer tipo de aglomeração de torcedores e torcidas organizadas.
A portaria 466, que regulamenta as competições, cita também que todos os atletas e trabalhadores devem ser submetidos à avaliação antes de cada treino e jogo, limita o uso de áreas comuns e exige que as avaliações médicas sejam constantes.
A liberação de torcidas nos estádios vai depender de um novo protocolo. O regramento está sendo discutido pelo grupo de trabalho que organiza os eventos-testes. Um dos cinco eventos a serem avaliados é da área esportiva. As avaliações serão base pra decisões sobre a retomada total do setor de eventos, inclusive esportivos, com regras que incluem testagem, vacina e monitoramento.
Alguns estados do país vão liberar o público nos estádios a partir deste mês, com limitação da capacidade. Em São Paulo, o governo prevê a liberação total a partir de novembro.