Itajaí promoverá diversas ações de incentivo ao consumo de peixe na Semana do Pescado, que começa nesta quarta-feira e segue até 19 de setembro. Cada boxista do Centro de Abastecimento Paulo Bauer, o Mercado do Peixe, vai escolher um pescado para colocar na promoção de até 15% de desconto. Os descontos também valem nos pescados do caminhão do Peixe.
Continua depois da publicidade
O Mercado Velho e o Mercado do Peixe organizarão uma mega mesa com peixes e frutos do mar para degustação no dia 10 de setembro. Os produtos serão doados pelos boxes do Mercado do Peixe ...
O Mercado Velho e o Mercado do Peixe organizarão uma mega mesa com peixes e frutos do mar para degustação no dia 10 de setembro. Os produtos serão doados pelos boxes do Mercado do Peixe e serão preparados pelos restaurantes do local. A mesa estará disponível pra todos os moradores da cidade, a partir do meio-dia, seguindo as regras sanitárias de combate à covid.
Continua depois da publicidade
Já no dia 19 de setembro, ocorre o Festival Tambaqui da Amazônia, na Apae de Itajaí. Serão 500 quilos do pescado de água doce vendidos em refeições ao custo de R$ 20.
Os cartões podem ser adquiridos na sede da Apae, no Sindipi e na secretaria de Desenvolvimento Econômico. Devido à pandemia, a ação será em formato de mutirão de carro, das 12h às 13h30, na Apae, e na avenida Joca Brandão, no centro.
Continua depois da publicidade
Capital Nacional da Pesca
A Semana do Pescado, que chega a sua 18ª edição no Brasil, tem como objetivo promover o consumo de peixes e frutos do mar. Itajaí é considerada a Capital Nacional da Pesca e a relação da cidade com o pescado vai além da importância econômica. “Nossa relação com a pesca é cultural. Não somos chamados de peixeiros ou papas-siris à toa. Além de ser a fonte de proteínas mais saudável, o peixe é um alimento barato e ligado ao dia a dia das nossas famílias”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.
Responsável por 60% dos peixes congelados no mercado nacional, Itajaí reúne no encontro com o rio Itajaí-Açu e o mar o maior porto pesqueiro do Brasil. São 445 embarcações, cerca de seis mil pescadores e 20 mil pessoas envolvidas em toda a cadeia produtiva, além de grandes indústrias do pescado.