Matérias | Especial


AMPLIAÇÃO

Portonave projeta investimentos de mais R$ 500 milhões

Obra vai preparar o terminal para operar navios de até 400 metros de comprimento

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Obra vai adequar o porto de Navegantes para receber cada vez navios maiores. (Foto: Divulgação)


A Portonave projeta investimentos de mais R$ 500 milhões em obras de adequação do cais e área primária para preparar o terminal para operar navios de até 400 metros de comprimento, 59 metros de boca e capacidade para 19 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés).

A Licença Ambiental de Instalação (LAI) para ampliação do porto de Navegantes foi expedida pela Instituto do Meio Ambiente (IMA) esta semana. Segundo o órgão, o projeto deve melhorar a estrutura de cais existente [de 900 metros lineares de estrutura de cais, com a profundidade de 13,5 metros (-13,5m DHN)] para permitir que o terminal receba navios com capacidade para 19 mil TEUs totalmente carregados.

A licença autoriza a obra de reforço e melhoria do cais da Portonave, que será realizada por módulos de 50 metros, sequencialmente, sem interrupção das frentes de serviço, mantendo um mínimo de 400 metros de cais operacional. Essa medida, segundo o IMA, tem o objetivo de reduzir o impacto na operação do terminal. “O reforço do cais vai permitir realizar um aprofundamento do canal de navegação para receber navios maiores com mais carga, melhorando a eficiência do terminal em termos de movimentação de carga”, informou o IMA.



Segundo no ranking nacional

A Portonave é o segundo maior terminal movimentador de contêineres do país no primeiro semestre deste ano, atrás apenas de Santos. A lista dos cinco maiores portos e terminais no Brasil em movimentação desse tipo de carga foi publicada na primeira quinzena de agosto pela Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), que é o órgão regulador do setor. O terminal privado responde por 9,2% de participação no total de contêineres movimentados no país, com crescimento de 42,1%. Desse total, 91% estão relacionados à navegação de longo curso.

Nos seis primeiros meses de 2021, a Portonave também estabeleceu o maior índice de crescimento entre os terminais do Brasil, na comparação com o mesmo período do ano passado, e já soma 660,1 mil TEUs. Movimenta a média de 103,9 contêineres por hora e no último mês registrou a movimentação de 43 mil caminhões, com picos em torno de 2,5 mil caminhões/dia.


Ainda segundo as estatísticas da agência reguladora, ao somar as categorias de exportação e importação nos estados de Santa Catarina e Paraná, a Portonave permanece na liderança desde 2017, atualmente com 37% de market share. Segundo a Consultoria Datamar, os números são expressivos na importação, com 142.799 TEUs, o que demonstra um crescimento de 68,84%. Na exportação, a Portonave movimentou 25,63% mais cargas no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Entre os fatores que contribuíram para esse desempenho está o início das operações da nova bacia de evolução do Complexo Portuário do Itajaí, que teve sua primeira fase de obras concluída em 2020.

Expertise aliada à tecnologia

A Portonave é integralmente controlada pela Terminal Investment Limited (TiL), que tem sede na Suíça e opera 40 terminais portuários em quatro continentes – América, Europa, África e Ásia. Tem a área operacional de 400 mim m², capacidade de armazenagem estática para 30 mil TEUs e opera seu cais com seis portêineres de alta performance, 18 transtêineres eletrificados e 40 veículos terminal tractor.

O terminal conta ainda na sua área primária com a Iceport, uma câmara frigorífica automatizada com 50 mil m², capacidade estática de armazenagem de 16 mil posições pallets e uma antecâmara com 13 docas para recebimento e expedição de mercadorias. “A câmara opera com seis transelevadores, o que oferece maior capacidade operacional com eficiente acuracidade na gestão do estoque”, informa a empresa. Além da câmara, a Iceport oferece os serviços de armazenagem para contêineres em Depot e transporte.





Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






44.200.171.74

TV DIARINHO


Entrevistão com Douglas Costa Beber  - Diretor Geral da Emasa



Podcast

Avalie o que importa

Publicado 13/08/2022 09:56



Especiais

ENTREVISTA

Duda Salabert “Quando uma travesti é eleita, a sociedade inteira avança”

Brasil

Quem está destruindo as unidades de conservação do cerrado

Saúde

Salsicha, hambúrguer e nugget: pesquisa identifica agrotóxicos em alimentos

famoso

Garçom há 30 anos, Claudinho ama BC

Diversidade religiosa

Mestre Marne quebrou tabus para defender a fé nos orixás



Blogs

A bordo do esporte

Salvador (BA) se une ao Salão Náutico Grand Pavois para edição brasileira em 2023

Blog Doutor Multas

Bafômetro pega vape: verdade ou mito? Entenda de uma vez por todas

Blog do JC

Desencantou

Blog do Ton

Blumenau ganhará o primeiro lounge bar em formato rooftop

Blog da Ale Francoise

Inclua inhame no seu dia!

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW



Entrevistão

Douglas Costa Beber

"Somos a cidade mais saneada de Santa Catarina e uma das mais saneadas do Brasil”

Gabriela Kelm do Nascimento

“A maioria entende que o calçadão da Hercílio Luz deve permanecer porque foi um ganho para a cidade ”

Normélio Weber

"O Hermeto Pascoal vai estar ali. O Toquinho vai estar aqui. O Brasileirão, de Curitiba... Vai estar Chico César...”

Cláudio Werner

“O nosso clube é um formador de atleta olímpico”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação