PENHA
Presa família que criava empresas de fachada pra roubar caminhões
Vítimas deixavam caminhões solicitando serviços e eram roubadas; seriam 15 roubos
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A DEIC acabou com o negócio ilícito da família Rodrigues dos Santos, que é acusada de criar empresas fakes para roubar caminhões e outros veículos das vítimas. Em quase um ano de atuação da quadrilha, foram 15 furtos de caminhões, empilhadeiras e outros equipamentos. Pai e filho foram presos em Penha. O tio Douglas Rodrigues dos Santos ainda está foragido.
Segundo o delegado Rodrigo Bortolini, o trio montava empresas de fachada, com documentos falsos, para roubar caminhões, máquinas e equipamentos.
As investigações tiveram início em outubro do ano passado, após a criação de uma empresa de segurança veicular no bairro de Forquilhinhas, em São José.
Com o pretexto de instalar rastreadores em caminhões, os suspeitos pediam pras vítimas deixarem o veículo no local de um dia pro outro para a realização do serviço. Quando as vítimas voltavam no outro dia para buscar o veículo, ele tinha sumido e a empresa não existia mais.
A família também montou transportadoras e madeireiras de fachada em Itajaí, Navegantes e na cidade paranaense de São José dos Pinhais. Os bandidos começaram a oferecer o serviço de plotagem nos caminhões.
O trio furtou mais de 15 caminhões, empilhadeiras e outros equipamentos. A DEIC ainda conseguiu recuperar dois veículos já adulterados e transportando cigarros na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
Na manhã de quarta-feira, pai e filho, responsáveis pela montagem das empresas fakes e acusados de sumir com os veículos furtados, foram presos em Penha. Já Douglas Rodrigues continua foragido. Os três têm ordens de prisão expedidas pela justiça.