A retirada da vegetação de um terreno, ao lado da associação do Banco do Brasil (AABB), no caminho de acesso à Cabeçudas, gerou polêmica em Itajaí.
Continua depois da publicidade
Os vizinhos gravaram um vídeo, registrando a ação, alegando que a dona do terreno não tinha licença pra realizar o corte de árvores que ficam rentes ao muro com a AABB. Já o Instituto ...
Os vizinhos gravaram um vídeo, registrando a ação, alegando que a dona do terreno não tinha licença pra realizar o corte de árvores que ficam rentes ao muro com a AABB. Já o Instituto Itajaí Sustentável (Inis) informou, ao DIARINHO, que a proprietária do terreno não precisava da autorização porque, no local, só existem árvores exóticas, como pinus e goiabeira.
Continua depois da publicidade
Em 2019, o Inis deu um documento à moradora, atestando que não havia necessidade de autorização ambiental para cortar as árvores. A bióloga Elaine Buçu Sezerino, dona do terreno, diz que providenciou o corte das árvores, mas não retirou os troncos do local.
Na semana passada, ela contratou caminhões para fazer a limpeza do terreno, levando embora as toras e os restos de galhos secos. Foi essa ação que, segundo Eliane e o Inis, foi filmada pelos vizinhos e denunciada ao DIARINHO.
Continua depois da publicidade
“A dispensa de autorização para corte foi concedida há dois anos. Na época, ela realizou o corte. Na semana passada, ela só estava fazendo a limpeza do terreno, com a retirada das árvores secas”, informou Felipe Lima, diretor de licenciamento e fiscalização ambiental do Inis.
Sobre o vídeo gravado pelos vizinhos, Elaine garante que havia um tronco grande caído ali e que os trabalhadores usaram a motosserra para cortá-lo e colocá-lo no caminhão. Ele tinha cerca de 12 metros de comprimento e não caberia inteiro no caminhão.
Elaine também disse ao DIARINHO que, no terreno, existem três auroreias, as únicas árvores nativas do local e que não podem ser cortadas. A bióloga garante ainda que tem alvará da prefeitura para erguer uma casa no terreno, e que o documento, agora, está em fase de renovação.