PIÇARRAS
Jubarte se enrosca em redes de pesca
Operação durou cerca de três horas na tarde de quinta-feira
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]






Uma baleia jubarte foi encontrada enroscada em uma rede de pesca, próxima do canal de entrada do rio Piçarras, na tarde de quinta-feira. O Instituto Anjos do Mar do Brasil (IAMB) e o corpo de Bombeiros trabalharam pra soltar a grandona.
Segundo Marcelo Ulysséa, coordenador de projetos do Anjos do Mar, foram mais de três horas de operação para cortar parte das redes da baleia.
Continua depois da publicidade
A baleia não estava com as nadadeiras de caudas presas pelas redes, mas, no corpo, tinha cerca de 12 cabos de pesca enroscados, inclusive na boca e na mandíbula. “Conseguimos cortar oito cabos, mas ainda faltavam três cabos, amarrando as nadadeiras peitorais”, contou.
A jubarte estava paralisada, o que possibilitou a aproximação dos técnicos com maior segurança. Na manhã de sexta, o grupo voltou ao local para finalizar o trabalho, mas a baleia tinha arrebentado o restante dos cabos e ido embora.
Continua depois da publicidade
Marcelo lembra que ninguém deve se aproximar ou entrar na água pra ajudar a liberar baleias presas em redes de pesca. Isso porque há risco de morte, fraturas e amputações. “Existem equipes especializadas para isso, certificadas pelo Ibama/ICMBio, com equipamentos adequados para a operação,” explicou.
Marcelo coloca o telefone (47) 99682-2010, do instituto, à disposição da comunidade para ser acionado, em caso de animais ou baleias presos em redes de pesca.