Penitenciárias
Presos vão receber cursos profissionalizantes em SC
Detentos da Canhanduba, em Itajaí, também passarão por capacitação
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Os detentos das penitenciárias de Itajaí, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Chapecó, São Cristóvão do Sul e Criciúma vão ter acesso a cursos profissionalizantes gratuitos. A capacitação faz parte de uma parceria entre o Senai e a secretaria de Estado de Administração Prisional Socioeducativa. Serão 2150 presos contemplados.
O convênio foi firmado na segunda-feira e as capacitações serão realizadas nos próximos 90 dias. A proposta da SAP é instalar 18 galpões industriais para o trabalho dos apenados e a primeira atividade será a confecção de uniformes para estudantes da rede pública estadual.
A maioria dos presos participará do curso de costura industrial – básico, que tem duração de 60 horas, e será dado a 1775 detentos de todas as penitenciárias envolvidas.
Já o curso de auxiliar de logística, com 20 horas, será ministrado a 200 detentos de Itajaí. Com 16 horas de duração, o curso básico de manutenção de máquinas de costura beneficiará 100 apenados de Chapecó, Itajaí, São Cristóvão do Sul e Criciúma.
O curso de noções de corte e serigrafia, que tem duração de oito horas, será em Chapecó para 75 participantes.
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, falou da importância do projeto. “Acredito que essa é uma medida inteligente, pois ajuda a equacionar a questão da sociabilidade dos apenados. A ressocialização cria um ambiente favorável na sociedade”, disse o empresário. O governador Carlos Moisés também elogiou a novidade.