Bombinhas
Pinguins aparecem mortos na praia de Mariscal
Projeto de Monitoramento de Praias vai examinar os animais
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]





Frequentadores da praia de Mariscal, em Bombinhas, enviaram fotos de diversos pinguins mortos nas praias de Bombinhas e Mariscal, no sábado de manhã.
Os leitores estavam preocupados com a situação e a relacionaram com uma espuma branca que apareceu nas praias e que parecia um foco de poluição. O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, da Univali, que pesquisa o encalhe de animais marinhos na costa de Santa Catarina, explicou que não há relação da morte dos pinguins com a espuma.
Os pinguins estão sendo monitorados pelo projeto da Univali e a razão da morte é relacionada a outros problemas com a saúde dos bichinhos durante a migração anual. Os pesquisadores acreditam que as aves não tenham conseguido se alimentar adequadamente, o que trouxe dificuldade para lutarem contra as correntes marinhas. Assim, elas não resistiram ao desgaste da viagem de volta à Patagônia. Outra causa pode ser acidental, enleados em redes ilegais de pesca.
O número exato de pinguins encontrados mortos nas praias ainda não foi informado.