Matérias | Geral


VOLTA AO MUNDO

Veleiro dos Schürmann está em Itajaí e se prepara pra largada de nova expedição

Largada será no dia 29 de agosto, de Balneário Camboriú. Conheça as principais inovações feitas no barco nos últimos meses

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Capitão Vilfredo Schürmann falou sobre o novo projeto, com foco na luta contra o lixo plástico nos oceanos (foto: João Batista)
Capitão Vilfredo Schürmann falou sobre o novo projeto, com foco na luta contra o lixo plástico nos oceanos (foto: João Batista)

O veleiro Kat, da família Schürmann, chegou nesta semana em Itajaí, onde passa pelos últimos ajustes de preparação para uma nova expedição de volta ao mundo. Em Itajaí, a embarcação será abastecida com suprimentos e receberá a tripulação. A viagem tem partida no dia 29 de agosto, em Balneário Camboriú, seguindo para 11 paradas na costa brasileira até dezembro, quando começa a fase internacional que terminará na Nova Zelândia em 2023.

Nos últimos meses, o veleiro passou por uma série de revisões, manutenções e melhorias. Uma parte dos trabalhos, envolvendo sistemas mecânicos e hidráulicos, ocorreu num estaleiro em Biguaçu. Depois, o veleiro foi pra Guarujá, litoral paulista, pra serviços de tratamento do casco, pintura e adesivação.



Após finalização de serviços no mastro e nas velas, o Kat deixou o iate Clube de Santos, no fim de semana, e rumou pra Itajaí, onde chegou na segunda-feira pra última etapa de pré-expedição. O veleiro, de 24 metros de comprimento e 85 toneladas, conta com seis cabines e capacidade pra 14 tripulantes.

O barco foi construído em Itajaí e inaugurado pela família Schürmann na expedição Oriente, feita entre 2014 e 2016. A nova empreitada com o veleiro será a quarta volta ao mundo dos Schürmann. O nome da embarcação homenageia Katherine Schürmann, filha adotiva da família que faleceu, aos 13 anos, em 2006.


Batizada de “Voz dos Oceanos”, a expedição está focada no problema do lixo plástico nos oceanos. Em entrevista ao DIARINHO, o patriarca da família, Vilfredo Schürmann, 73 anos, falou sobre o projeto, que pretende levantar os impactos do descarte irregular de lixo no mar, chamar a atenção para o problema da poluição e propor soluções.

A expedição terá 61 paradas, 11 delas no Brasil, com ações nos municípios. No ano que vem, uma das paradas será em Nova Iorque, onde os velejadores participam de encontro na ONU, da qual os Schürmann são embaixadores da campanha global Mares Limpos.


Inovações

O veleiro Kat conta com sistemas sustentáveis de geração de energia, tratamento de água e esgoto e reciclagem de lixo. Os sistemas foram aprimorados, passando de 45% pra 75% até quase 100% de geração de energia limpa vinda dos painéis eólicos e solares e hidrogerador.

O barco dispõe de um desalinizador de água do mar, com capacidade de processar 200 litros de água por hora, e um compactador de lixo reciclável. O tratamento de esgoto usa seis tanques de 80 litros com sistema aeróbico e luzes ultravioletas.

O barco está sendo equipado com 37 baterias importadas de litío, quantidade menor que as 47 antigas, e tem metade do consumo e o dobro da capacidade. A parte elétrica é feita em parceria com a Weg, com a digitalização total da navegação, que poderá ser vista online.

O veleiro recebeu dois novos motores, mais econômicos no consumo de diesel. Na parte hidráulica, os tanques de óleos foram reduzidos de 400 pra 200 litros e tem a ver com a instalação apenas de um piloto automático e a troca de uma bomba de três HPs por uma de 1,2 HP, para  gastar menos energia.


 

Bate-papo com o capitão Vilfredo Schürmann:

"Eu sou feliz vivendo no barco"

Como surgiu o projeto Voz dos Oceanos?


Vilfredo: Na nossa segunda volta ao mundo, a gente passou por uma ilha chamada Henderson Island. Não havia ninguém na ilha, mas o que nós vimos de plástico foi muito grande. A gente recolheu aquilo e levamos tudo pra capital da Polinésia francesa. Naquela época, se você falasse muito de plástico era chamado de ecochato. Nós sempre fomos ecológicos. Agora, nessa última [expedição], nós estávamos entre Papua Nova Guiné e o Japão, e tinha uma ilha que nós passamos. Ancoramos e, quando chegamos, o que nós vimos de plástico! Em pouco tempo, nós estávamos com o inflável cheio de plástico. Eu fiz no Facebook um filminho que, em duas semanas, deu dois milhões de pessoas, viralizou, e 150 mil compartilhamentos. Isso sete anos atrás. Aí a gente viu que, quando chegasse, era preciso fazer alguma coisa nesse sentido. Sentamos numa mesa e começamos a analisar. Aí nós instituímos a conexão Família Schürmann, com a primeira viagem em Maragogi, no Nordeste. (...) Fizemos cinco, a outra do Rio de Janeiro até Ilha Bela. Chegamos na Ilha Grande, deu uma ressaca e tiramos garrafas de plástico, de 20, 30 anos, que estavam lá. Na ilha Anchieta, fizemos uma boca de baleia de metal com uma rede bem fininha e começamos a arrastar, em uma hora, o que tinha de microplástico você não imagina. Isso aí nos despertou. O pessoal acha que o lixo está só no litoral, mas 70% do lixo vem dos rios, que vai pro mar. Então, é um legado que Heloísa e eu queremos deixar. Queremos mostrar que o Brasil faz coisas legais.

Quais as atividades previstas ao longo da expedição?

Vilfredo: Nós íamos fazer várias ações em praias, mas não dá com a pandemia. A própria saída vai ser uma coisa pequena, mais online. A gente não tem condições, então, o que vamos fazer é muito online. Lá, em Ilhabela, vamos fazer todas as escolas. Vamos fazer algumas ações pra mostrar o que esses lugares fazem, quais os desafios deles. O mais importante é educar, porque todo esse plástico está indo pro mar.

Qual a expectativa pra essa viagem depois desse período da pandemia?

Vilfredo: Eu estou muito feliz. Quando eu estive na pandemia, quatro meses nas Falklands/Malvinas, que não podia vir pra cá, comecei a escrever o livro sobre o submarino da 2ª guerra que achamos aqui, em 2011. Eu terminei o livro e disse:“Heloísa, se você quiser viver no barco, você vai viver, se você quiser passar com os netos...”. Ela disse: "Eu vou visitar meus netos, mas eu vou viver no barco, temos casa, tudo". Quando tu passa dos 70, tens que ter a prerrogativa de fazer o que você quiser da vida. Aqui eu tenho tudo. É a minha vida, se o homem lá de cima me der saúde, vou continuar. Eu estou vivendo no barco, essa é a minha casa. Agora estou aqui, ou em qualquer lugar, eu sou feliz vivendo no barco.

Quais reflexões vieram sobre o lixo e o futuro do planeta?

Vilfredo: Nós queremos um projeto do Brasil para o mundo. Essa é a ideia de divulgar. A gente tem condições de fazer um bom trabalho. O plástico não vai acabar. Tem que diminuir, tem que reciclar. Nós reciclamos 6%, a China recicla 32%, os Estados Unidos já reciclam 30% e nós somos o quarto maior produtor de lixo de plástico do mundo.  As indústrias estão indo nesse foco, no propósito de trabalhar com catadores, de ter parcerias. Esse é nosso objetivo e é isso que acho que muda um pouco o cenário. Vai mudar, eu tenho certeza absoluta.

 

Expedição 2021-2023

Instalações:

Seis cabines

Três banheiros

Sala de banho

Sala de reuniões

Sala de convivência

Sala de navegação

Dispensa

Cozinha

 

Tripulação (8):

Vilfredo Schürmann

Heloísa Schürmann

Vilhelm Schürmann (filho)

Erika Cembe-Ternex (nora)

Diretor de fotografia

Assistente de câmera

Assistente de internet

Assistente de áudio

 

61 paradas

Costa brasileira: Balneário Camboriú, Santos, Ilhabela, Ubatuba, Paraty, Rio de Janeiro, Búzios, Vitoria, Abrolhos, Salvador, Recife e Fernando de Noronha

Etapa internacional: Ilhas do Caribe, costa Atlântica dos Estados Unidos, arquipélago das Bermudas, canal do Panamá, Galápagos, pacífico Sul, Polinésia e Nova Zelândia




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.137.159.17

Últimas notícias

GM prende vendedora de empadas na orla

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

GM prende vendedora de empadas na orla

Advogado de BC vence eleição estadual da OAB

COMANDO OAB

Advogado de BC vence eleição estadual da OAB

Indícios de escravidão na linhagem de Itamar Franco

VENDEM-SE MARIAS

Indícios de escravidão na linhagem de Itamar Franco

Asilo incendiado precisa de ajuda para ser reconstruído

NAVEGANTES

Asilo incendiado precisa de ajuda para ser reconstruído

Chuva forte e friozinho no final de semana

QUE TEMPO

Chuva forte e friozinho no final de semana

Parada da Diversidade de BC será na Terceira avenida

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Parada da Diversidade de BC será na Terceira avenida

“Nós precisamos oxigenar o governo para o segundo mandato”

Diz aí, prefeito, Liba Fronza (PSD)

“Nós precisamos oxigenar o governo para o segundo mandato”

Com ônibus lotados, linha entre os terminais Fazenda e Cordeiros terá novo horário

ITAJAÍ

Com ônibus lotados, linha entre os terminais Fazenda e Cordeiros terá novo horário

 Influencer catarinense paga R$ 1,1 milhão por encontro com David Beckham

LEILÃO DO FENÔMENO

Influencer catarinense paga R$ 1,1 milhão por encontro com David Beckham

Dupla inclusiva de BC atravessa o Brasil pra participar do Ironman em Aracaju

Que aventura!

Dupla inclusiva de BC atravessa o Brasil pra participar do Ironman em Aracaju



Colunistas

Yohana e Bruna: lindas

Jackie Rosa

Yohana e Bruna: lindas

Chiodini será secretário de Jorginho?

JotaCê

Chiodini será secretário de Jorginho?

Negros na vida social de Itajaí

Coluna Fato&Comentário

Negros na vida social de Itajaí

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Diário do Investidor

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Charge do dia

Charge do Dia

Charge do dia

Lembrando Gregório

Coluna Esplanada

Lembrando Gregório

Governadores discutem em SC prevenções a desastres naturais

Coluna Acontece SC

Governadores discutem em SC prevenções a desastres naturais

Lila e Wilson curtem Barcelona

Coluna do Ton

Lila e Wilson curtem Barcelona

A polêmica da escala 6 x 1 

De Olho no Fisco

A polêmica da escala 6 x 1 

Nova lei da saúde mental

Ideal Mente

Nova lei da saúde mental

Vice-campeão no oeste

Show de Bola

Vice-campeão no oeste

8 formas de antecipar a aposentadoria do INSS

Direito na mão

8 formas de antecipar a aposentadoria do INSS

Coluna Exitus na Política

O que há contra as palavras a ler?

Cardume de arraias e vitória do  Flamengo bombaram no DIARINHO

Na Rede

Cardume de arraias e vitória do Flamengo bombaram no DIARINHO

A reinvenção das “Camboriús”

Artigos

A reinvenção das “Camboriús”

Seja firme nas suas decisões

Mundo Corporativo

Seja firme nas suas decisões



TV DIARINHO


Trechos da conversa com prefeito de Navegantes com Fran Marcon e JC





Especiais

Indícios de escravidão na linhagem de Itamar Franco

VENDEM-SE MARIAS

Indícios de escravidão na linhagem de Itamar Franco

Câncer, malformação, “viroses”: a crise de saúde puxada por agrotóxicos na terra da soja

AGRO

Câncer, malformação, “viroses”: a crise de saúde puxada por agrotóxicos na terra da soja

COP do Clima: como os riscos e danos crescem a cada meio grau de aquecimento global

Aquecimento global

COP do Clima: como os riscos e danos crescem a cada meio grau de aquecimento global

“Estou ciente da decepção que os EUA às vezes causam”, diz enviado americano

COP29

“Estou ciente da decepção que os EUA às vezes causam”, diz enviado americano

O homem, a lenda: a história oculta do fundador da Casas Bahia

Podcast

O homem, a lenda: a história oculta do fundador da Casas Bahia



Blogs

Coluna de hoje

Blog da Jackie

Coluna de hoje

OAB SC: Juliano Mandelli eleito

Blog do JC

OAB SC: Juliano Mandelli eleito

Ídolos do Bayer Leverkusen jogam futebol com crianças

A bordo do esporte

Ídolos do Bayer Leverkusen jogam futebol com crianças

Posso tomar creatina?

Blog da Ale Francoise

Posso tomar creatina?

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Blog do Ton

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Gente & Notícia

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Reynaldo Wanderhec

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação