Matérias | Geral


Pandemia

Aulas são retomadas com modelo misto até o anúncio de novas regras do estado

A maioria das escolas mantém esquema de estudos alternados em casa e na escola

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Novo protocolo prevê testagem de alunos, professores e servidores e a redução do distanciamento em sala (foto: João Batista)

As aulas nas escolas estaduais, municipais e particulares foram retomadas esta semana ainda mantendo o modelo misto com atividades presenciais e online. Na rede estadual, o governo pretende adotar só a modalidade 100% presencial em 2022, mas por enquanto segue o esquema do primeiro semestre: presencial, misto ou 100% remoto.

Ainda nessa semana, o governo estadual deve lançar uma nova portaria com alterações nos protocolos de saúde nas escolas, considerando o cenário atual da pandemia e o avanço da vacinação do estado. As novas regras preveem testagem e afastamento de estudantes, professores e servidores com suspeita de covid-19.

A testagem será feita durante o segundo semestre, prevista nas regiões que apresentarem os maiores índices de contaminação. Caberá ao gestor da escola, após a identificação de um caso suspeito, o encaminhamento da pessoa ao posto de saúde do município.



Também é prevista a redução do distanciamento entre alunos em sala de aula, que passará de 1,5 pra um metro, e a abertura gradual das escolas para projetos externos, como ações de saúde, segurança e combate às drogas.

As medidas serão adotadas em fase piloto, devendo ser ampliadas conforme os resultados, visando a retomada total das aulas presenciais de forma segura.

A previsão é que a nova portaria do estado seja lançada na quinta-feira. Após a publicação, as escolas e municípios terão até 30 dias pra se adaptar ao novo regramento, respeitando a situação de cada região e cada unidade escolar.


Na região da Amfri, as escolas estaduais retomaram as atividades no mesmo modelo do primeiro semestre. Mudanças podem ocorrer a partir das novas regras. A maior parte das escolas segue no esquema híbrido, com tempo de estudo em casa e outro tempo na escola. Não há nenhuma unidade 100% presencial, permitida quando o espaço físico é suficiente pra atender todos os alunos com o distanciamento.

Segundo a secretaria Estadual de Educação, 70% dos 533 mil alunos das escolas estaduais estão tendo aulas presenciais e quase todos os professores da rede estão vacinados. Uma parcela dos alunos ainda segue com estudos 100% em casa, modalidade voltada pra estudantes do grupo de risco pra covid.

Navegantes, Camboriú e Penha

A rede municipal de Navegantes retomou às aulas na segunda-feira, com o modelo presencial e remoto. Segundo a secretária de Educação, Patrícia Duarte Cidral, as escolas municipais estão preparadas para realizar o atendimento presencial, de forma segura para todos os alunos.

Patrícia orienta que os pais com filhos que ainda não tiveram aulas presenciais nesse ano devem passar nas secretarias das escolas, onde podem conversar com a direção e optar pelo atendimento presencial. Nos próximos 15 dias, os servidores da educação passarão por um encontro de integração, em preparação para o segundo semestre.


Em Camboriú, a secretaria de Educação aguarda a publicação da portaria estadual para eventuais ajustes nos protocolos. Por enquanto, está mantido o escalonamento entre aulas presenciais e remotas.

O município teve recesso entre os dias 26 e 30 de julho. As aulas voltaram na segunda-feira. Com as mudanças previstas nos protocolos, a secretaria ressalta que as medidas serão válidas a partir de setembro, levando em conta o prazo de adequação nos municípios.

Em Penha, a prefeitura também aguarda as novas regras do estado, com as aulas mantidas no esquema misto. As classes são divididas em turmas A e B, que alternam aulas presenciais a cada semana.

 


Itajaí e Balneário seguem com sistema híbrido

Medidas buscam preparar escolas pra retomada do ensino 100% presencial  (foto: divulgação)

Na rede municipal de Itajaí, o recesso de julho foi antecipado em maio, com as aulas seguindo normalmente nesse mês. O município adota o sistema híbrido, com aulas revezadas em casa e na escola, e o sistema remoto, pra quem prefere ficar estudando só em casa. Possíveis mudanças ainda são discutidas pela prefeitura.

Na Univali, as aulas do segundo semestre voltaram na segunda-feira em todos os campi da instituição. As atividades regulares foram retomadas com o sistema híbrido flexível, que combina aulas presenciais e virtuais em quatro tipos de modalidades. O esquema vale também pro colégio de aplicação, mas com modelos de disciplinas diferentes da graduação. O acesso ao campus de Itajaí pela rua Uruguai, que passou por obras, foi reativado.

Em Balneário Camboriú, onde teve férias na rede municipal em julho, o segundo semestre começou na segunda-feira passada, com todas as escolas seguindo o esquema escalonado de aulas presenciais. Cada unidade tem o horário de funcionamento específico e os pais são avisados da escala.

Conforme a prefeitura, dos mais de 15,6 mil estudantes da rede municipal, 84% estão no modelo escalonado de ensino, com aulas alternadas entre atividades presenciais e remotas. O canal Alô Educação está disponível para tirar dúvidas via WhatsApp (47) 98914-9273.


Em Balneário, a prefeitura montou um centro de Atendimento Especial de Saúde que monitora e testa todos os profissionais da educação com sintomas suspeitos de covid-19. Na vacinação, a cobertura é de 96% dos professores e servidores com a primeira dose.

 

Mudanças nos PlanCons

O colegiado de Educação da AMFRI fez reunião de alinhamento na semana passada sobre a retomada das aulas pro segundo semestre na região. O grupo espera para essa semana o lançamento da nova portaria do estado pra organização das regras junto aos comitês municipais do plano de Contingência da Educação.

As mudanças prevendo a realização de testes e redução do distanciamento entre alunos serão oficializadas em portaria conjunta das secretarias estaduais de Educação, Saúde e Defesa Civil.

Qualquer ajuste nas regras deverá ser avaliado pelos comitês municipais, onde a prefeitura decidirá pela implantação das medidas conforme a situação da pandemia na região e as condições das escolas na cidade. A partir da análise, os planos de contingência poderão ser alterados.

A redução do distanciamento em sala deve levar em conta a ventilação do espaço. A aferição de temperatura para entrada no transporte escolar poderá ser opcional, dependendo de decisão do município.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






54.163.195.125

Últimas notícias

PÁSCOA 

Bolsonaro chega a Balneário pra passar o feriadão

Condenado

Traficante que é filho de vereador tá em prisão domiciliar

11 mortes

Cabeleireiro de Itajaí morre vítima de dengue

“front” dos SUV-cupês

Novo Citroën Basalt é revelado

30 Years

Audi lança perua exclusiva para o Brasil

PODCAST

Ouça agora entrevista com Leandro Peixoto, coordenador do Instituto Nadar

Sem sede

Clubes terão que distribuir água de graça nas finais do Catarinense

BR 101

Vereador sofre acidente com caminhão de boi

Juntos pelo rio

Mutirão retirou mais de 5 toneladas de lixo do rio Itajaí-Açu

EU ACEITO!

Casamento Coletivo de Balneário Camboriú tá com inscrições abertas



Colunistas

Coluna do Ton

Clique pra coluna

JotaCê

Professora tá entrando na política

Coluna Esplanada

Condicionante

Histórias que eu conto

Anos cinquenta

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Gente & Notícia

Férias na Tailândia

Ideal Mente

A síndrome do coelho de Alice

Via Streaming

“Anatomia de uma Queda”

Show de Bola

Planejamento iniciado

Direito na mão

Guia da aposentadoria por incapacidade permanente

Coluna Exitus na Política

Ética para civilização tecnológica

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Na Rede

Internet: Confira os destaques da semana do DIARINHO

Jackie Rosa

A alegria dos Bellini Morastoni

Foto do Dia

Imponente

Artigos

Aniversário da praça dos Correios

Coluna Fato&Comentário

Jesus dos Passos: 100 anos nas ruas de Itajaí



TV DIARINHO


O líder da oposição ao governo Volnei Morastoni (MDB) na Câmara de Vereadores de Itajaí é o parlamentar ...





Especiais

Itajaí

Projeto “Elas no Legislativo” inspira estudantes a abraçarem a participação política feminina

ALQUIMISTA DOS SABORES

A fabulosa cozinha multicultural de chef Fátima Vanzuita

Barbie

Da boneca preferida ao empoderamento feminino

TRAJETÓRIA DE UMA ENFERMEIRA

De contratada sem experiência a idealizadora de atendimento inovador

Visionária

O impossível não existe no vocabulário de Miriam de Almeida



Blogs

A bordo do esporte

São Paulo vai receber o maior evento de negócio para nutricionistas do Brasil em maio

Blog do JC

Pinho Moreira é o novo superintendente do Porto de Itajaí

Blog da Jackie

De hoje a domingo na Marina Itajaí

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Dossiê com 9 plantas que podem afastar o mosquito da dengue!

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

Robison Coelho

"Nós não estaremos com o MDB aqui em Itajaí”

Entrevistão Adão Paulo Ferreira

"Porto sozinho não serve para nada. Ele precisa ter navios, linhas"



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação