BLUMENAU E BRUSQUE
Oktoberfest e Fenareco são canceladas
Números ainda altos da pandemia e vacinação lenta motivaram decisão da prefeitura
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A Oktoberfest, de Blumenau, e a Fenarreco, de Brusque, foram oficialmente canceladas na sexta-feira. As prefeituras anunciaram o cancelamento da festa em virtude da pandemia de covid-19 e o ritmo lento da vacinação. Os eventos também não ocorreram no ano passado devido às restrições sanitárias.
O cancelamento da Oktober já era esperado na quinta-feira, quando a comissão Munici-pal de Enfrentamento da Covid-19 avaliou que o cenário da pandemia ainda oferecia riscos na realização do evento em outubro. Uma das propostas, que vinha sendo discutida, era o adiamento da festa pra novembro, mudança que enfrentou resistência.
Continua depois da publicidade
As datas para 2022 já foram confirmadas, com a Oktoberfest prevista entre os dias 5 e 23 de outubro. Na Alemanha, a edição deste ano da tradicional festa de Munique, que inspirou a versão brasileira, já foi cancelada há quase três meses devido à pandemia.
Em Brusque, a prefeitura aguardava a definição de Blumenau pra decidir a situação da Fenarreco. O anúncio do cancelamento foi confirmado na tarde de sexta-feira em entrevista coletiva. No ano que vem, a festa será realizada entre 6 e 16 de outubro.
Continua depois da publicidade
Em Itajaí, onde a decisão de cancelar a Marejada deste ano já tinha sido tomada, o retorno da festa está sendo planejado pra 6 a 23 de outubro de 2022, com ampliação de atrações.