Alargamento da faixa de areia
Linhas de tubos começam a ser levadas para o mar
Obra do alargamento da faixa de areia está a todo vapor
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]



Começou nesta quarta-feira mais uma etapa da obra de recuperação e alargamento da faixa de areia da praia Central, em Balneário Camboriú. As linhas de tubos soldados, que ligarão a praia à draga e por onde passará a areia que será utilizada na obra, começaram a ser empurradas para o mar.
A primeira linha é a do canteiro de obras que vai da rua 2500 até a rua 3700. Esta linha tem 1,1 Km, foi pressurizada e teve as duas pontas lacradas.
Continua depois da publicidade
Quando estiver na água, a ponta que fica na altura da rua 2500 será ligada por cabos de aço aos três rebocadores que a puxarão pro fundo da enseada. A ponta que fica em terra estará na altura da rua 3300.
Enquanto a primeira linha é posicionada no mar, a segunda linha, de 700 metros, que está no canteiro que vai da avenida Alvim Bauer até a rua 1901, começará a ser movimentada pelos tratores da operação.
Continua depois da publicidade
No mar ela será puxada por uma das pontas flutuando para além da Ilha das Cabras, onde será acoplada à primeira linha, formando uma única tubulação que vai da praia, na altura da rua 3300, até o fundo da enseada. Essa linha terá dois quilômetros de extensão.
Numa terceira operação, uma tubulação flexível de borracha será ligada à ponta dentro do mar e a tubulação de ferro será afundada. A esta ponta flexível e flutuante será acoplado o equipamento que fará a ligação definitiva da tubulação à draga.
Dois dos três rebocadores que farão toda a operação já estão operando na orla de Balneário Camboriú. O terceiro equipamento chega ainda esta semana.