DO PROMORAR PRA MUNDO
Ponteiro se destaca no voleibol europeu
Itajaiense, que está de férias em Itajaí, é destaque na liga portuguesa de voleibol
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O atleta itajaiense Antony Gabriel Gonçalves, 24 anos, foi um dos destaques da última temporada da liga portuguesa de voleibol. Ele foi o quarto melhor ponteiro da competição, marcando 355 pontos. O atleta ajudou a levar o time, a Associação de Jovens da Fonte do Bastardo (AJFB), a ser o vice-campeão de Portugal, perdendo o título somente para o poderoso Benfica.
Passando férias em Itajaí, Antony colhe os frutos da carreira promissora. O atleta nasceu em uma família humilde e morava no loteamento Promorar, no bairro Cidade Nova, pertinho do colégio Caic. E foi lá que tudo começou.
“A minha história com o voleibol começou muito cedo. Venho de uma família e não tínhamos nem o que comer. Eu ia no final das aulas, no período da tarde, até o Caic para pegar um pouco da comida pra levar para casa. A comida era para mim, para minha mãe e minhas duas irmãs. No inverno fazia muito frio e, às vezes, eu esperava dentro do ginásio. Foi assim que comecei a ter contato com o vôlei”, recorda Antony.
De tanto vê-lo no ginásio, o treinador do time de vôlei da escola convidou o garoto para treinar. “Abracei o esporte com todas as forças. Pra ser sincero, não havia muitos pontos de fuga, e o esporte foi o que salvou minha vida”, afirma.
Antony entrou para o time da base do Itajaí Pró-Vôlei. A dedicação e os treinos fizeram o ponteiro se destacar. É claro que os seus 1,97 metro de altura o ajudaram. Antony disputou a Superliga B pelo Itajaí Pró-Vôlei e ganhou projeção nacional. “Já joguei no Sesi SP, Mogi das Cruzes, Caramuru, Lavras e vou para minha terceira temporada pelo AJFB em Portugal”, conta.
A história de superação através do esporte, Antony dividiu, recentemente, com 20 meninos que treinam nas categorias pré-mirim do Itajaí Pró-Vôlei. “Eu realmente me vi em vários daqueles meninos e espero que, assim como o vôlei mudou a minha vida, também possa abrir as portas pra eles”, comentou Antony.
O ponteiro revela que nunca imaginou que um dia conheceria Portugal. “Na verdade, às vezes, até me pego olhando pro nada e pensando: ´caramba, como cheguei até aqui?!´. As condições sempre foram as piores, então é realmente fantástico o poder transformador que o esporte tem”, ensina.
Em Portugal, ele vive em uma vila de atletas e divide o tempo entre os treinos e os jogos da Liga. “Jogar a Liga de Portugal foi algo muito assustador a princípio, pois me fez sair da zona de conforto para morar em um país diferente... Mas foi a decisão mais assertiva da minha vida. O campeonato é muito equilibrado, os times são muito fortes, e pra se manter nos grandes times é preciso se manter bem física e psicologicamente”, completa.
Para os garotos que sonham em mudar de vida ou jogar profissionalmente, Antony dá dois conselhos. “Sede por conhecimento e respeitar os treinadores e os pais”, explica o atleta. Antony diz que sempre se inspirou nas pessoas próximas para seguir em frente.
As férias de Antony em Itajaí terminam em breve e ele voltará para mais uma temporada em Portugal. De lá, acompanha através do portal DIARINHO as notícias da terrinha e se sente mais próximo da família. Em Itajaí moram ainda a sua mãe e as irmãs.