VOLEIBOL
Itajaiense é convocado para representar o Brasil no Mundial Universitário de vôlei
Antony Gabriel, do Cidade Nova, está na China vestindo a amarelinha
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O atleta itajaiense Antony Gabriel Gonçalves, de 26 anos, foi convocado pela primeira vez para representar o Brasil em um campeonato internacional de voleibol. Desde o último sábado, ele está em Chengdu, na China, disputando o Campeonato Mundial Universitário de Voleibol.
A convocação para vestir a amarelinha foi compartilhada em suas redes sociais. "Com muita felicidade venho comunicar a minha primeira vez representando o Brasil em uma competição. Após muito trabalho e esforço, o foco está em bem representar o nosso país na maior competição universitária do mundo", escreveu o ponteiro de 1,97m de altura. O Brasil pegou uma chave difícil na competição, com Itália, China e Polônia.
Mas dificuldades Antony está acostumado a superar. Ele foi revelado para o esporte pelo Itajaí Pró-Vôlei e atualmente joga no voleibol francês, no TLM Volleyball. Está bem longe do seu início, no loteamento Promorar, no bairro Cidade Nova, quando ia aos treinos no colégio Caic para fugir do frio, enquanto a mãe e a irmã recebiam comida de um projeto social.
Nas últimas férias que passou em Itajaí, em junho de 2021, ele conversou com o DIARINHO. “A minha história com o voleibol começou muito cedo. Venho de uma família que não tínhamos nem o que comer. Eu ia no final das aulas, no período da tarde, até o Caic para pegar um pouco da comida pra levar para casa. A comida era para mim, para minha mãe e minhas duas irmãs. No inverno fazia muito frio e, às vezes, eu esperava dentro do ginásio. Foi assim que comecei a ter contato com o vôlei”, recorda Antony.
Ao ver o jovem no ginásio, o treinador do time de vôlei da escola convidou o garoto para participar. “Abracei o esporte com todas as forças. Pra ser sincero, não havia muitos pontos de fuga, e o esporte foi o que salvou minha vida”, revelou.
Treinando com dedicação, logo Antony se destacou e entrou para o time da base do Itajaí Pró-Vôlei. A partir daí, o atleta conseguiu viver do esporte.
No Brasil, Antony disputou a Superliga B pelo Itajaí Pró-Vôlei e ganhou projeção nacional. Jogou no Sesi-SP, Mogi das Cruzes, Caramuru, Lavras e, antes de chegar à França, ele já tinha disputado o campeonato português pelo AJFB.
Atualmente, Antony veste a camisa número 4 da seleção brasileira e leva o nome de Itajaí por onde passa.