Do Japão a Itajaí
Amélia escolheu viver aqui
Professora veio visitar a irmã e investiu na abertura de unidade do Kumon
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Ela sequer imaginava que as cidades de Itajaí e Sodegaura fossem coirmãs quando, ao retornar para o Brasil após morar por 13 anos no Japão, apaixonou-se pela cidade e cravou raízes em terras peixeiras. Foi amor à primeira vista. E a relação entre Itajaí e Amélia Aiko Saito de Oliveira, com 18 anos completados em 2021, parece não ter fim.
Aproveitou o fato de uma de suas irmãs morar em Itajaí para conhecer a cidade. “Vim conhecer e fiquei encantada por Itajaí ser limpa, florida e, embora pequena, ter tudo: boa localização geográfica, próxima de aeroporto e rodovias”, conta Amélia. Entre risos, diz apenas ter estranhado o fato de parte do comércio fechar no horário de almoço. “Coisa que já não acontece mais...”, embora ainda haja exceções.
Continua depois da publicidade
Amélia vive na cidade com os três filhos e a nora e é proprietária da franquia do Método Kumon. Nas horas de folga, dedica-se com afinco como voluntária no projeto da Praça dos Correios. “Itajaí é uma cidade desenvolvida para o porte que ela tem, com praias lindas, clima ameno e acesso fácil a outras cidades. A grande diferença das cidades onde morei é a facilidade de locomoção para ir a lojas, bancos, lazer, restaurantes. Faço praticamente tudo a pé”, compara a educadora, que não pretende sair mais de Itajaí. “Já completei a maioridade nesta cidade, 18 anos! Em Itajaí também conheci pessoas maravilhosas, que fazem valer a pena estar aqui!”.