ESPORTE
A influência do Direito no empreendedorismo
Conteúdo Comercial [comercial@diarinho.com.br]
Com o avanço da tecnologia e o contexto atual que nos encontramos, é cada vez mais claro de se perceber a forma como o empreendedorismo vem evoluindo e traçando passos mais contundentes em relação à manutenção econômica de um país.
Devido a este avanço, cada vez tem sido mais complexo dominar conceitos teóricos e práticos que tangem o empreendedorismo, como por exemplo questões práticas, teóricas e legais que podem ter impacto contundente na abertura de seu próprio negócio.
Pensando na complexidade que este ramo vem tomando ao longo do tempo, ao longo do artigo de hoje iremos ver como redigir um possível texto sobre empreendedorismo com interpretação, clareza e concisão e também iremos ver algumas maneiras como o direito se relaciona com este ramo.
O primeiro passo para entendermos esta relação entre o direito e o empreendedorismo é analisarmos o papel do advogado dentro do ramo empreendedor e como ele pode atuar à favor do empreendedor.
Consultoria jurídica
Para o aspirante a empreendedor que planeja abrir seu próprio negócio, a atuação do advogado ou graduado em direito que atua em qualquer vertente se dá através de consultorias, assessorias ou aconselhamento.
O intuito desta assessoria é o de impedir que ocorram imprevistos jurídicos, visando a continuidade do novo negócio de maneira estável.
Logo, é essencial vermos que aqui, a graduação de Direito anda bem em pauta também, visto que a atuação de um advogado dentro do mundo do empreendedorismo pode representar um bom tema para TCC em Direito Penal ou Trabalhista.
Tendo em vista que a atuação do profissional em Direito aqui se dá através de uma função similar à de um consigliere, aconselhando e trazendo visão ao empreendedor, existem casos onde ele é requisitado apenas em questões pontuais.
No entanto, dentro do longo prazo a atuação de um advogado pode ser pivotal para o bom andamento de um novo empreendimento ou negócio.
Uma base extremamente recomendável para busca de possíveis assessores e consultores jurídicos é a Conjur: Consultor Jurídico (conjur.com.br), portanto se você estiver pensando na consultoria, considere esta base.
Mas, de maneira formal, o que é exatamente a consultoria jurídica? E qual é exatamente o seu papel em áreas que extrapolam o empreendedorismo?
Como funciona a Consultoria Jurídica?
De acordo com o website RPadoan Advogados, rpadoanadvogados.com.br é essencial ressaltar que o serviço prestado em forma de consultoria há de ser um serviço preventivo.
Portanto, não basta procurar o serviço de consultoria após uma urgência jurídica, o ideal é buscar esse serviço visando prevenir possíveis imprevistos jurídicos, como dito no início do artigo.
Ainda segundo esta mesma publicação, não são todos advogados que irão conseguir fornecer este tipo de serviço, visto que é necessária a capacidade de antecipação de um problema ou um dilema jurídico para a prevenção do mesmo
Por isso, caso se considere um advogado para consultoria jurídica, o essencial é que se busque por um profissional que já teve contato com o universo corporativo e que até já tenha realizado cursos específicos voltados para esta área.
Ainda, é essencial ressaltar que o momento mais adequado para a aquisição deste tipo de serviço é ao se deparar com alguma dúvida ou empecilho de natureza jurídica que pode afetar de alguma forma a vida da empresa.
De forma simplificada, a consultoria jurídica nada mais é do que um serviço de apoio prestado por advogados e tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas pertinentes ao mundo jurídico.
Mas quais as vantagens que este tipo de serviço acaba trazendo à empresa que o contrata?
- Economia para a empresa
- Segurança na tomada de decisões
- Resolver conflitos jurídicos de maneiras alternativas
- Elaboração de uma defesa rápida e efetiva caso seja necessário
Todos estes pontos tocam diretamente na saúde econômica de uma empresa, visto que impasses judiciais acabam resultando em prejuízos financeiros para ambas as partes envolvidas, pois envolvem desde custos com advogados e outras questões.
Conclusão
O planejamento de um novo negócio ou empreendimento envolve inúmeras etapas que passam pelo panorama da atuação jurídica. Pensando nisso, é essencial que um empreendedor pense na consultoria jurídica, que irá atuar prevenindo possíveis impasses jurídicos e garantindo mais prosperidade econômica para empresa!