Atentado em creche

Promotoria denuncia autor de chacina e pede “punição exemplar”

Promotoria diz que crime foi praticado de forma vil e covarde “em busca de fama”

Fabiano fez cinco vítimas fatais. Ele tentou atacar outras 14 pessoas, entre professoras e crianças
(foto: arquivo)
Fabiano fez cinco vítimas fatais. Ele tentou atacar outras 14 pessoas, entre professoras e crianças (foto: arquivo)

O ministério Público ajuizou na sexta-feira, no fórum de Pinhalzinho, a ação  penal contra Fabiano Kipper Maia, 18 anos, autor do atentado à creche de Aquarela, em Saudades. Fabiano deve ir júri a popular acusado de 19 homicídios triplamente qualificados, sendo cinco homicídios consumados e 14 tentados.

Continua depois da publicidade

O MP resumiu a tragédia do início de maio como um crime “vil e cruel praticado por motivo torpe, contra crianças menores de dois anos e educadoras que não tiveram a mínima chance de se ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O MP resumiu a tragédia do início de maio como um crime “vil e cruel praticado por motivo torpe, contra crianças menores de dois anos e educadoras que não tiveram a mínima chance de se defender, vítimas de um homem covarde que planejou as mortes durante 10 meses”.

Continua depois da publicidade

Segundo os promotores de justiça, a partir das investigações da polícia Civil e do ministério Público, que envolveram a quebra do sigilo de dados do computador do denunciado e de seu celular, ficou claro que a única motivação do assassino foi a “busca de fama”.

As informações obtidas pela quebra do sigilo dos aparelhos eletrônicos demonstram que, durante o período em que planejou o ataque, o homem participou de fóruns de discussão na internet sobre crimes violentos, pesquisou serial killers e tentou comprar armas de fogo.

Continua depois da publicidade

Planejou o crime

Segundo o MP, Fabiano pesquisou sobre a volta às aulas presenciais no município de Saudades e sobre a creche Aquarela, procurando o alvo mais fácil para executar o seu plano, pois ele não conseguiu comprar armas de fogo, apenas armas brancas, como facas e punhais.

Pro MP, isso comprova que Fabiano agiu de forma cruel e covarde, além de ter premeditado o crime para reduzir as chances de defesa das vítimas. As investigações apuraram que ele pesquisou sobre outras chacinas cometidas em escolas com o uso de facas e objetos cortantes.

No ataque, duas educadoras, Keli Adriane Aniecevski, 30 anos, e Mirla Renner, 20,  e três crianças, Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses, Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses, e Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses, morreram. Uma quarta criança foi ferida, mas sobreviveu.

Queria matar mais gente

O que levou o MP a denunciar Fabiano por cinco homicídios e 14 tentativas de homicídio foi a comprovação de que, além das cinco vítimas fatais e do bebê que foi socorrido, o assassino tentou matar outras 14 mulheres e crianças, que só escaparam do massacre porque ele não conseguiu entrar nas salas em que se esconderam, mesmo após diversas tentativas de arrombamento de portas e janelas.

As professoras que cuidavam das salas conseguiram bloquear portas e janelas e uma, inclusive, ficou ferida ao evitar a entrada do assassino por uma janela. O subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Alexandre Estefani, afirmou que o ministério Público atuará no processo para uma punição exemplar do assassino.

Continua depois da publicidade




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.217.5

TV DIARINHO


🚗😤 CAOS NO TRÂNSITO! Sextou com engarrafamento gigante na BR 101 e nos acessos de Itajaí! Sentido sul ...



Podcast

Sextou com tranqueira no trânsito da região

Sextou com tranqueira no trânsito da região

Publicado 11/07/2025 19:16



Especiais

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)

ABUSOS EM TERREIRO

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)



Blogs

Perseguição política

Blog do JC

Perseguição política



Diz aí

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Diz aí, Maurício Boabaid!

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

QUARTA-FEIRA

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Diz aí, Robison Coelho!

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

Diz aí

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"

Diz aí, Alexandre Xepa!

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.