Matérias | Geral


Novo decreto

SC prorroga medidas contra a covid por mais duas semanas

Competições esportivas e eventos de grande porte vão depender de autorização

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Comércios precisam manter restrições existentes, com limitação de ocupação e fechamento às 23h (Foto: João Batista/Arquivo)

O governo do estado prorrogou as restrições sanitárias contra a covid-19 por mais duas semanas. O novo decreto começou a valer na terça-feira e segue valendo até 31 de maio. Foram mantidas as medidas já existentes, sendo criados novos critérios pra grandes eventos e ajustado o horário de funcionamento de serviços e comércios, que poderão abrir uma hora mais cedo, às cinco da manhã.


A mudança de horário abrange serviços de alimentação, permitindo que estabelecimentos como padarias, lanchonetes, cafeterias, lojas de conveniências e supermercados recebam os primeiros clientes pro café da manhã. Segundo o estado, o ajuste atende um pedido dos trabalhadores da agricultura, especialmente das regiões oeste e meio-oeste, que começam a rotina de trabalho mais cedo.

Continua depois da publicidade



Os comércios precisam cumprir as restrições conforme a classificação de risco pra covid em cada região. Nos níveis grave e gravíssimo, o atendimento nesses estabelecimentos segue liberado até às 23h, limitada a entrada de novos clientes até às 22h. Outros tipos de comércios, incluindo serviços privados não essenciais como academias, parques, museus, clubes, cinemas e feiras, podem funcionar das cinco às 23h, com limitação de pessoas, em todos os níveis de risco.

O novo decreto também trouxe novos critérios pra liberação de competições esportivas de rua, públicas ou privadas, e eventos de grande porte, que tenham repercussão regional, estadual ou nacional. A partir de agora, a realização dessas atividades ocorrerá mediante deliberação entre o município, a região de saúde e a secretaria Estadual de Saúde, independentemente do nível de risco.

Eventos sociais

A abertura de casas noturnas, boates, pubs e afins continua liberada para eventos particulares, com limitação de público. Nas regiões em níveis gravíssimo e grave, os estabelecimentos poderão usar o espaço do salão para eventos como formaturas, casamentos e festas de aniversário, com limite de ocupação até 150 pessoas (nível grave) ou até 100 pessoas (nível gravíssimo).

Continua depois da publicidade



O funcionamento é liberado das seis às 23h. No risco alto, o horário pode se estender até à meia noite, e no risco moderado, o estabelecimento pode seguir o horário previsto no alvará. Congressos, palestras, seminários e reuniões também seguem liberados das seis às 23h, nos níveis gravíssimo e grave. A circulação e permanência em parques, praias e praças são permitidas sem aglomeração de pessoas. 

 

Ocupação de UTIS na região é de 97%

No atual mapa de risco em Santa Catarina, apenas três regiões estão em patamar grave (grande Florianópolis, médio Vale do Itajaí e nordeste). Outras 13 regiões, incluindo a de Itajaí, estão em situação gravíssima.

O número de casos de covid permanece alto no estado, embora crescendo num menor ritmo. Foram quase 18 mil casos na semana passada, conforme monitoramento da UFSC, com alta de 2%. Houve ainda 359 novas mortes, com tendência de estabilidade, mas mantendo a média elevada de 51 óbitos por dia.

A ocupação das UTIs também segue em alta no estado, com média de 94% de lotação. Na região de Itajaí, a taxa é de 97%. No hospital Marieta Konder Bornhausen, a UTI estava com apenas três leitos vagos até a noite de segunda-feira, representando 96% de ocupação.

A taxa é a mesma na UTI do centro de covid em Balneário Camboriú, que tem 29 pacientes internados. A unidade tem um leito intensivo vago, além de outros quatro ainda não pactuados. No hospital da Unimed, eram 14 pacientes internados na UTI até segunda-feira, ocupação que aumentou expressivamente nos últimos dias.

 

 

restriçõescoviddecretocoronavírusmedidasregrassanitáriaseventoscompetiçõescomércio


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





34.239.179.228

TV DIARINHO


O que dizem especialistas, gestores e agentes políticos sobre a cidade que está sendo planejada para ...



Podcast

Minuto DIARINHO 18/06/2021

Publicado 18/06/2021 20:40



Especiais

Mundo da pesca

Oceanógrafo criou raízes, mesmo que aquáticas

Urbanismo

Desafio da praia Brava é crescer mantendo as características de paraíso

Economia

Atividade pesqueira requer atenção especial

Bom momento

Construção civil ganha destaque na economia

Itajaí do rio e do mar

Empresas dos setores náutico e naval reforçam economia



Blogs

Blog do JC

Dia do Orgulho Autista

A bordo do esporte

Jorge Zarif finaliza preparação olímpica na Espanha

Blog Clique Diário

Navios na city

Blog Doutor Multas

Multa do bafômetro: valor em 2021 e como recorrer

Blog da Jackie

Fondue

Blog da Ale Francoise

Que tal um kombucha que hoje!?

Blog do Ton

Habbitat

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”

Heli Schlickmann

" Nas cidades arborizadas as pessoas são mais felizes”

Liba Fronza

"O Navegay traz uma multidão de pessoas, não gera receita financeira e causa uma demanda social muito grande”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯