GRAVÍSSIMO
Santa Catarina está em alerta máximo à covid
UTIs do Marieta, da Unimed e do centro de BC estão próximas da lotação máxima
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



A matriz de risco potencial de transmissão do coronavírus em Santa Catarina, divulgada na manhã de sábado, mostra que o estado está em alerta máximo. Pela nova classificação, 15 das 16 regiões estão em nível gravíssimo à doença. Somente a região carbonífera segue em situação grave, na cor laranja do mapa.
O quadro sanitário em território catarinense é gravíssimo, sendo o mais crítico desde o início da pandemia. Em comparação com os dados divulgados no último boletim, em 13 de fevereiro, o alto Vale do Itajaí, extremo Sul e a região de Laguna passaram do nível grave para o gravíssimo.
Continua depois da publicidade
O Oeste registrou nota 4, o valor mais alto, para todos os quesitos avaliados pela matriz. A região tem 100% de ocupação dos leitos de UTI.
Nos quesitos capacidade de atenção e de monitoramento todas as regiões, exceto a carbonífera, também registraram nota 4. O estado está com mais de 26.938 mil casos ativos da doença.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina já teve 638.984 positivados pela infecção, com 6961 óbitos causados pela doença. Nas últimas 24 horas foram registradas mais 32 mortes. A taxa de letalidade é de 1,09%.
UTIS do estado
Dos 1543 leitos disponíveis de de UTI do SUS em Santa Catarina, há 1337 ocupados por pacientes, sendo 682 por pessoas com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.
Isso dá uma ocupação de 86,6% restando somente 206 leitos vagos pra todo o estado.
Vítima fatal em Itajaí
Itajaí registrou uma nova morte por covid no final de semana. Um homem de 65 anos morreu domingo, internado no hospital Marieta. Ele apresentava comorbidades. Itajaí chegou a 342 vítimas fatais da doença desde o início da pandemia.
A cidade somou mais 58 resultados positivos e chegou a 15.984 positivados. Do total, 14.662 pacientes já se recuperaram, 45 estão internados e 935 se recuperam em casa da doença.
Continua depois da publicidade
UTIs estão lotadas em Itajaí e Balneário
As UTIs dos hospitais da região estão lotadas. O hospital da Unimed tem 17 pacientes internados e apenas um leito disponível. A enfermaria também está lotada.
A UTI do centro de covid de Balneário Camboriú tem 27 pacientes internados, com ocupação em 90%, restando somente três leitos livres. Balneário tem 16.644 casos positivos, com 199 mortes desde o início da pandemia. Dos infectados, 797 pacientes estão em tratamento em casa e 32 internados.
Já a UTI do hospital Marieta está com 60 pacientes internados na ala intensiva. A ocupação chega a 85,71%, com 10 leitos vagos. No hospital Pequeno Anjo, há três crianças internadas em isolamento. A UTI está toda disponível.