Aeroporto será licitado em abril
O edital de concessão está liberado para consulta, a partir de hoje, na sede da Anac. Nova pista não está garantida
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



A agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou a data da licitação para a concessão para ampliação e manutenção de alguns aeroportos do Brasil. Entre eles, está o aeroporto Ministro Victor Konder, o de Navegantes, que terá concessão de 30 anos à iniciativa privada. A licitação será em 7 de abril de 2021.
O edital da licitação e todas as informações, estudos e projetos disponíveis sobre os aeroportos poderão ser obtidos eletronicamente, na sede da Anac, em Brasília. O prazo de consulta do edital é de 21 de dezembro de 2020 a 20 de janeiro de 2021, das 9h às 16h.
Continua depois da publicidade
Os requisitos para a participação dos interessados, as condições de apresentação da documentação, o critério de julgamento do leilão e demais condições pra celebração do contrato de concessão estão definidos no edital.
As proponentes interessadas deverão apresentar, no dia 1ª de abril de 2021, as declarações preliminares, documentos de representação e garantia de proposta. A sessão pública do leilão será na sede da entidade organizadora com abertura das propostas.
Continua depois da publicidade
No final de agosto a federação das Associações Comerciais (Facisc) e as associações empresariais do Vale do Itajaí enviaram um ofício ao ministério da Infraestrutura, Infraero e Frente Parlamentar Catarinense pedindo a revisão do edital de licitação para a concessão do aeroporto de Navegantes. A preocupação é a ausência de garantia de uma nova pista no aeroporto local.
As entidades apontaram falhas no edital de licitação que podem prejudicar o desenvolvimento econômico e turístico da região. A maior preocupação do empresariado é que o aeroporto perca o status de internacional, já que a concessionária escolhida teria obrigação de operar apenas voos domésticos. Também foram questionados a ausência de obrigação da construção da nova pista de pouso de 2600 metros, falta de incremento no terminal de cargas e o risco do aeroporto ficar os próximos 30 anos sem melhorias.
No dia 9 de dezembro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, se reuniu com a bancada de deputados federais e senadores de Santa Catarina para tratar do edital de concessão. Segundo ele, a concessionária pode construir uma nova pista se achar viável economicamente. Mas ele já avisou que a obra não é prioridade.
“O que precisa ficar claro é que quando lançamos os estudos de viabilidade, nós fazemos uma previsão de investimentos mínimos. E as projeções apontadas por nossos consultores é que essa ampliação da pista não é prioritária. Bom lembrar que estão previstos R$ 600 milhões em investimentos em Navegantes, o que já multiplicará em três a capacidade do ativo,” justificou.
Apagão no final da tarde de sábado
O temporal que caiu no início da noite de sábado e a queda de um poste da rede elétrica deixaram o aeroporto internacional de Navegantes às escuras. A falta de luz foi registrada por volta das 18h.
O aeroporto continuou operando com um gerador próprio, mas só com os serviços essenciais. Passageiros que aguardavam o embarque postaram vídeos nas redes sociais mostrando o terminal na penumbra. Pedro Molleri, gerente regional da Celesc, disse que, antes do temporal, uma máquina retroescavadeira derrubou um poste na rua Honório Bortolato. “Como era um poste maior, só conseguimos fazer a troca domingo de manhã”, informou. O acidente deixou 6739 consumidores às escuras no sábado. Outros 15 consumidores ficaram sem energia até a manhã de domingo.
Continua depois da publicidade
A assessoria da Infraero informou que o aeroporto ficou sem energia por pouco mais de uma hora. O apagão começou às 16h40 e terminou às 17h49. Não houve impactos nos voos, segundo a Infraero.