O decreto também prevê que todos as atividades não essenciais sejam paralisadas a partir da meia-noite. Os comércios, como bares e restaurantes, por exemplo, só podem aceitar clientes até às 23h.
Continua depois da publicidade
O transporte coletivo poderá continuar operando, desde que a ocupação máxima não ultrapasse o limite de 70%.
Só estarão livres do toque de recolher as atividades que são serviços essenciais, como farmácia, mercado, postos de saúde, hospitais, forças de segurança e imprensa.
Continua depois da publicidade
Também está permitido o deslocamento dos trabalhadores de casa para o trabalho, e vice-versa.
O governador determinou a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os espaços públicos e privados. Somente quando as pessoas estiveram em casa estarão liberadas de usar máscaras.
Festas na região
A região da Amfri chegou esta semana à situação gravíssima pra covid-19. A matriz de risco, representada pela cor vermelha no mapa da saúde, impede uma série de atividades, entre elas o funcionamento de casas noturnas.
Mesmo assim, várias baladinhas têm anunciado programação festiva pra este final de semana. O clube Mansão, de Penha, tinha programado pra sexta-feira à noite do “FlashBack”, com DJ e tudo.
Em Balneário Camboriú, as casas noturnas têm divulgado eventos variados. A noite do Beijo, marcada para sábado, na Griffin Lounge Bar, terá DJs, rodada de tequila e show de Gogodancer.
Já a Cat´s Loungue anunciou pagode com Fabinho Nascimento pra noite de sexta-feira.
Continua depois da publicidade
Sobre o Mansão, Edevilson Nascimento, do setor de Fiscalização de Penha, destacou que o evento Flashback seria suspenso, pois está sujeito às sanções do governo do estado, que impedem o funcionamento de casas noturnas em áreas gravíssimas pra covid-19.
“A atividade principal do Mansão, segundo a prefeitura, é casa noturna, e a atividade secundária é bar. A fiscalização estará lá [ontem] e também em toda a cidade, verificando os demais estabelecimentos”, informou a assessoria de imprensa da prefeitura de Penha.
Já a prefeitura de Balneário Camboriú informou que bares podem funcionar desde que respeitem o decreto de combate à pandemia, ou seja, abertos até a meia-noite. A legislação prevê DJ, voz e violão/duo, respeito a 30% da capacidade da casa, e que o público tem que ficar sentado, com o uso obrigatório de máscaras, distanciamento entre as mesas de 1,5 metro, e álcool em gel sempre disponível.
Já sobre a noite do beijo, na boate Griffin Lounge Bar, a fiscalização ficou de notificar a casa noturna pra suspender a festa anunciada.
Continua depois da publicidade