Matérias | Geral


Santa Catarina segue com a maior expectativa de vida do país

Conforme os dados do IBGE, os nascidos no estado têm chance de chegar aos 79,9 anos; mulheres vivem mais

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Santa Catarina segue com a maior expectativa de vida do país, segundo dados do IBGE divulgados na quinta-feira. As pessoas que nascem no estado têm chance de chegar aos 79,9 anos, conforme estimativa, representando 3,3 anos a mais em relação à média nacional. A expectativa de vida dos catarinenses também aumentou em dois meses em relação à estimativa anterior, de 2018, com Santa Catarina mantendo a liderança da longevidade no Brasil.

O estado é seguido do Espírito Santo (79,1 anos), São Paulo e Distrito Federal (ambos com taxa de 78,9 anos) na lista do IBGE, enquanto que os estados de Rondônia (71,9), Piauí (71,6) e Maranhão (71,4) figuram entre os últimos com as menores expectativas. Conforme o IBGE, a estimativa de vida vem crescendo no país desde 1940, quando a média nacional era de apenas 45,5 anos.

A estimativa também avalia a esperança de vida a partir dos 60 anos. Nesse fator, Santa Catarina só perde para o Espírito Santo. Os catarinenses que atingem 60 anos de idade têm chance de viver mais 24,2 anos e os que chegam aos 65 tem expectativa de viver mais 20,3 anos, podendo alcançar aos menos 85,3 anos de vida.



As estimativas são usadas como parâmetros pra definição de políticas públicas e benefícios sociais, como para determinar o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias. As novas regras de aposentadoria trazidas pela reforma da Previdência foram feitas com dados sobre a expectativa de vida dos brasileiros.

Mulheres vivem mais

Em Santa Catarina, as mulheres vivem, em média, 6,5 anos a mais que os homens, com expectativa de vida ao nascer de 83,2 anos, contra 76,7 anos deles. A diferença acompanha o cenário do país, em que elas vivem sete anos a mais que os homens.


Tantos os homens como as mulheres catarinenses têm as maiores esperanças de vida do país, com taxas acima da média nacional, que é de 80,1 anos pra mulheres e 73,1 para homens.

O IBGE ainda aponta a probabilidade de uma mulher e de um homem que atingem 60 anos chegarem aos 80. A cada mil mulheres de 60 anos em SC, a chance é de que 723 delas cheguem aos 80. Os homens sexagenários têm chances menor no estado. A cada mil deles, 574 alcançariam a marca dos 80 anos.

Conforme o IBGE, a chance das pessoas com 60 anos chegaram aos 80 aumentou 84% entre 1980 e 2019 no estado. Em 1980, a relação era de 354 a cada mil catarinenses. Em 2019, foi de 651 pessoas por mil. É o segundo maior índice do país, que tem média de 604 a cada mil brasileiros.

A diferença da expectativa de vida entre homens e mulheres é mais acentuada conforme a idade. Em 2019, um homem de 20 anos tinha 4,6 vezes mais chance de não completar os 25 anos do que uma mulher na mesma idade. O maior salto na mortalidade masculina ocorre na faixa dentre 15 e 34 anos, ligada às mortes por causas não naturais, como assassinatos e acidentes.

Mortalidade de meninos é a menor do país


O levantamento do IBGE também traz a taxa de mortalidade infantil, que estima a chance de um recém-nascido morrer antes de completar um ano de vida. Santa Catarina aparece no ranking com a 3ª menor taxa, 8,4 mortes a cada mil crianças que nascem. O estado fica atrás apenas do Espírito Santo (7,8) e Paraná (8,2). A média nacional é de 11,9. O Amapá tem a pior taxa do país: 22,6.

A mortalidade infantil feminina é menor que a masculina no Brasil. Em Santa Catarina, a taxa é de 7,8 das meninas contra 8,9 dos meninos. O índice das mortes de meninos no estado, no entanto, é o menor do país, que tem média de 12,8. A taxa de mortalidade feminina catarinense também está entre as melhores do Brasil, sendo a terceira menor, com Espírito Santo e Paraná à frente.

Os índices de mortalidade infantil no estado mantiveram o ritmo de queda dos últimos anos. A taxa vem caindo desde 2014, quando a estimativa era de 10 mortes a cada mil crianças nascidas.

Viver mais e melhor


Em Balneário Camboriú, que tem cerca de 30 mil idosos, o que representa mais de 20% da população, a advogada Beatriz Rodrigues Campos, de 76 anos, é reconhecida como exemplo de envelhecimento ativo e saudável. Natural de Minas Gerais, ela viveu a maior parte do tempo no Rio de Janeiro, e mora há quatro anos em Balneário, onde atua como voluntária na Casa da Mulher e em projetos da secretaria de Inclusão Social.

Beatriz trabalhou por 15 anos como professora de direito imobiliário e por outros 35 como advogada. Com seu conhecimento e experiência, ela ajuda idosos com orientações jurídicas e organiza eventos da Casa da Mulher. Ela destaca que, independentemente da idade, o importante é sempre se manter ativa.

“O que não posso fazer é parar”, ensina. “Agora estou numa tristeza, porque não se pode fazer festas”, lamenta, sobre as restrições da pandemia, lembrando os bailes que chegavam a reunir mais de 200 idosos. Beatriz ressalta que Santa Catarina é um  exemplo para o Brasil, com condições pra se viver e bons serviços nas áreas de saúde e segurança, e Balneário, em específico, tem políticas públicas de referência, como o núcleo de Atenção ao Idoso e o programa Abraço.

Mas a longevidade e a qualidade de vida, segundo avalia a advogada, também dependem das relações familiares. “A coisa que faz rejuvenescer não é remédio, é o contato com as crianças”, garante Beatriz, que convive com os netos de 10 e 14 anos, em Balneário, onde mora com uma das filhas.

Ela ainda tem um bisneto em Criciúma, que visita a cada duas semanas. “Existe uma reciprocidade de conhecimentos com as crianças. Elas amam ensinar e eu amo aprender com elas”, comenta. Embora neste ano tenha ficado mais em casa, Beatriz conta que gosta de conhecer novas cidades e faz as viagens de carro, que ela mesma dirige. 

 





Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






34.225.194.102

Últimas notícias

Caninana

Acidente entre carro e bike deixa ciclista em estado grave   

ESTUPIDAMENTE GELADA

Atacadões apostam em diversidade de marcas e descontos pra venda de cerveja

Beleza

Heaven Salão faz alerta sobre as tendências de corte do verão 2023

Fora de casa

Barra segura o empate com o Joinville

Rio Itajaí-Açu

Procissão em homenagem a Nossa Senhora foi pouco movimentada

Catarinense

Marinheiro vence o Camboriú debaixo de calorão

CIS de Itajaí

Centro de Testagem de covid tem novo horário de atendimento

BALNEÁRIO

Câmeras flagram homem furtando IPhone

Sábado de festa

Praça do Matadouro é entregue à comunidade

Tarde de sáBado

Incêndio destrói caminhão em Ilhota



Colunistas

JotaCê

Achutti embarca no governo e assume educação de BC

Coluna Esplanada

O BNDES hermano

Coluna Exitus na Política

Chiclete mascado embaixo do banco

Na Rede

Se liga no que foi destaque no DIARINHO nesta semana

Coluna do Ton

Seis Aninhos

Gente & Notícia

FÉRIAS

Foto do Dia

Olha a multidão!

Canal 1

Para ex-diretora da Globo, drama do humor também passa pela renovação

Direito na mão

Qual aposentadoria paga mais?

Coluna do Janio

Vitória para a história

Via Streaming

“Falando a real” aborda terapia e luto

Jackie Rosa

Niver do Armandinho

Clique diário

O pôr do sol!

Artigos

Escultura Santa Ceia de Ervin C. Teichmann, prevista para a Igreja Matriz, está sendo oferecida a Itajaí pelo filho do escultor

Vinicius Lummertz

Turismo, para um Feliz Ano Novo

Coluna Fato&Comentário

Menino Jesus, São Nicolau, velho pom-pom e Papai Noel



TV DIARINHO


ROUBO DE  CARGA DE FRANGO: A Polícia Civil prendeu um bando na quarta-feira acusado de roubo de carga ...





Especiais

ESTUPIDAMENTE GELADA

Atacadões apostam em diversidade de marcas e descontos pra venda de cerveja

MESMA VIBE

Cinco atrações de Alicante que têm tudo a ver com Itajaí

Cinturão verde ameaçado

Inundações colocam em risco produção de hortaliças em Itajaí

Alta temporada

Preços disparam nos supermercados e provocam a indignação de consumidores

Pesquisa de preços 

Sorvetes apresentam diferença de até 50,62% nos principais supermercados



Blogs

A bordo do esporte

Barcos e lanchas compartilhadas seguem tendência de mercado

Blog do JC

Racha

Blog da Ale Francoise

Benefícios do chá de funcho

Blog Doutor Multas

Fumar e dirigir dá multa?

Blog do Ton

Festa The Box comemora 5 anos neste fim de semana em Balneário Camboriú

Blog da Jackie

Spring Party

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Volnei Morastoni

“Não sei quem inventou que eu tava com câncer. Eu tive um problema de estafa física e mental”

David Fernandes “LaBarrica”

"Meu sonho é ser prefeito de Balneário Camboriú”

Evandro Neiva

"Vila da Regata de Itajaí vai atrair mais de meio milhão de visitantes

Luíza Moreira

"Meu avô tinha uma marca de ferro na coxa. Hoje em dia eu me revolto ainda por causa da escravidão, porque ainda tem muito preconceito”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação