O comerciante Márcio Couto, 42 anos, morador do bairro Nossa Senhora de Fátima e ex-candidato a vereador pelo Patriotas de Penha, morreu no hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.
Continua depois da publicidade
Ele estava internado desde o dia 10 de novembro e faleceu por volta das 23h de quinta-feira. A prefeitura de Penha não informou se ele tinha comorbidades. “Não está sendo um momento fácil para minha mãe, nem pra minha família. Sabemos o quão guerreiro ele foi nessas duas semanas, o quanto ele sofreu!”, escreveu a filha Larissa Couto, no Facebook. Márcio deixa a mulher, a mãe e quatro filhos.
Desde o início da pandemia, foram 23 mortes em decorrência da doença na cidade. Ontem, Penha somou 10 novos casos, chegando a 1304 contaminados. São 1262 recuperados e 19 pacientes em monitoramento em casa ou em hospitais da região.
Continua depois da publicidade
Balneário: 103 mortes
Um idoso de 83 anos, com comorbidades, que estava internado no hospital da Unimed desde o dia 7 de novembro, morreu ontem. O município recebeu a documentação dos óbitos de Maury Werner, 84, o seu Moringa, e Lair Werner, 83. O casal possuía dupla residência e faleceu no hospital das Nações, em Curitiba, mas tinha casa em Balneário Camboriú. Lair morreu em julho e Moringa no Dia dos Pais.
Com isso, sobe pra 103 o número de óbitos em Balneário. A cidade confirmou mais 153 casos, chegando a 9210 contaminados, sendo 8211 pessoas recuperadas e 896 pacientes em tratamento.
Navegantes
Já em Navegantes, um idoso de 94 anos, com comorbidade, morreu internado em hospital da região. São 53 vítimas fatais na cidade. O município somou mais 133 casos ontem, chegando a 2970 pessoas contaminadas. São 2654 curados e 258 pessoas em tratamento domiciliar. Outras três pessoas internadas em hospitais da região.
BC transfere pacientes e libera UTIs
A secretaria de Saúde de Balneário Camboriú conseguiu transferir cinco pacientes da UTI do centro de Covid pro hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.
Continua depois da publicidade
A ocupação da UTI de BC, na sexta-feira, ficou em 86,6%, com 26 dos 30 leitos ocupados. Já no isolamento havia 16 pacientes internados.
O município informa que segue em contato com a regulação da Estadual de Saúde para promover o equilíbrio entre a distribuição dos pacientes da covid, nos leitos de UTIs disponíveis na região.
A ocupação da UTI do hospital Marieta está em 48,33%, com 29 leitos ocupados e 31 vagos. No isolamento tem 35 pacientes internados.
O hospital Pequeno Anjo tem sete alunos internados, sendo um na UTI e outros seis no isolamento. A UTI está com ocupação de 16,66%, com cinco leitos disponíveis.
Estado libera futebol pra criança; BC proíbe narguilé em bares
Continua depois da publicidade
A secretaria de Estado da Saúde retirou o critério que limitava a idade dos atletas participantes de jogos de futebol recreativos durante a pandemia do coronavírus em Santa Catarina.
A partir de agora, atletas de qualquer idade estão liberados para participar de torneios, campeonatos e treinos nas matrizes de risco moderado (cor azul), alto (amarela) e grave (laranja) para covid-19.
A proibição de idade para menores de 16 anos só se mantém na matriz gravíssima ( cor vermelha). A região da Amfri está classificada como grave pra covid. A mudança na matriz ocorre sempre às quartas-feiras.
A suspensão do critério de idade está na portaria nº 885, assinada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
Proíbe narguilé
Continua depois da publicidade
Em Balneário Camboriú, o prefeito Fabrício Oliveira proibiu o uso coletivo de narguilés e equipamentos sonoros, como caixas de som, nas ruas da cidade. O decreto foi publicado ontem. “A prática de narguilé e uso dos equipamentos sonoros em afronta a este decreto, implicará ao infrator a apreensão do produto, além de outras medidas prevista na legislação correlata”, diz o texto do decreto.
Dentista é a 100ª vítima da covid em Balneário
O dentista César Augusto Lacava, 61 anos, foi a centésima vítima fatal da covid-19 em Balneário Camboriú. Ele estava internado no hospital da Unimed desde o dia 28 de outubro e faleceu na quinta-feira. A esposa dele, Rosana do Amaral Gentile Lacava, está infectada e segue internada em estado grave na UTI.
Pelas redes sociais, a filha de César Augusto relatou o drama que a família está vivendo desde que o dentista e a esposa foram internados após a confirmação do diagnóstico de coronavírus. “Cuidávamos muito, em tudo. Não saímos para encontros, festa, nada... Não entramos com sapato em casa, sempre de máscara. Lavamos tudo...”, narrou a professora Vanessa Gentile Lacava Leoni.
Com os pais na UTI, Vanessa contou que esperava notícias todos os dias, sem poder vê-los, fazendo correntes de orações. “Isso fere a gente de uma forma que só quem está nessa situação pra entender”, observa. Ela ainda desabafou sobre a falta de fiscalização e o descumprimento das medidas preventivas por quem acha “besteira” adotar cuidados básicos.
“As pessoas estão aí festando, com aglomerações, pararam de usar máscaras, feriados lotados aqui, nada de cuidado. Restaurantes lotados, bares, então, nem se fala, sem distanciamento algum. Nada é feito. Não respeitam a vida. Nós pagamos o preço...”, completou.
O desabafo da professora recebeu apoio de amigos e outros usuários das redes sociais. “A família está sendo dilacerada pelas irresponsabilidades alheias. Números de infectados pela covid estão aumentando, praias liberadas, estabelecimentos cada vez mais lotados... Pra algumas pessoas, o senhor César é uma estatística, mas para a família é insubstituível”, disse uma amiga.
Coronavac chega ao Brasil
Uma das vacinas mais esperadas contra a covid-19, a Coronavac, já está no Brasil. As 120 mil primeiras doses da vacina, produzidas pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantã, chegaram pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
A Anvisa ainda não autorizou a aplicação da vacina. Por enquanto, as doses vão ficar armazenadas a uma temperatura de 8 graus negativos aguardando a conclusão e resultados da terceira fase de testes que são realizados em humanos.
A parceria dos laboratórios tem o objetivo de produzir 46 milhões de doses até o ano que vem. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a CoronaVac é uma das vacinas mais promissoras do mundo contra a covid-19.
Na última terça-feira, a revista científica Lancet Infectious Diseases publicou um resultado que aponta que a vacina é segura e tem capacidade de produzir anticorpos no organismo em 97% dos casos em até 28 dias após a aplicação.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.