Matérias | Geral


Mortes de covid em BC, Itajaí e Navega

Comerciante e ex-candidato a vereador de Penha morreu aos 42 anos. Navegantes e BC também tiveram novas vítimas fatais

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



fim da semana foi marcado por mais mortes causadas pela covid na região. Em Penha, um ex-candidato a vereador, de 42 anos, morreu vítima da doença. Em Navegantes, um idoso de 93 anos também não resistiu. Já em Balneário a mais nova vítima fatal tinha 83 anos.

O comerciante Márcio Couto, 42 anos, morador do bairro Nossa Senhora de Fátima e ex-candidato a vereador pelo Patriotas de Penha, morreu no hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


O comerciante Márcio Couto, 42 anos, morador do bairro Nossa Senhora de Fátima e ex-candidato a vereador pelo Patriotas de Penha, morreu no hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.

Ele estava internado desde o dia 10 de novembro e faleceu por volta das 23h de quinta-feira. A prefeitura de Penha não informou se ele tinha comorbidades. “Não está sendo um momento fácil para minha mãe, nem pra minha família. Sabemos o quão guerreiro ele foi nessas duas semanas, o quanto ele sofreu!”, escreveu a filha Larissa Couto, no Facebook. Márcio deixa a mulher, a mãe e quatro filhos.



Desde o início da pandemia, foram 23 mortes em decorrência da doença na cidade. Ontem, Penha somou 10 novos casos, chegando a 1304 contaminados. São 1262 recuperados e 19 pacientes em monitoramento em casa ou em hospitais da região.

Balneário: 103 mortes

Um idoso de 83 anos, com comorbidades, que estava internado no hospital da Unimed desde o dia 7 de novembro, morreu ontem. O município recebeu a documentação dos óbitos de Maury Werner, 84, o seu Moringa, e Lair Werner, 83. O casal possuía dupla residência e faleceu no hospital das Nações, em Curitiba, mas tinha casa em Balneário Camboriú. Lair morreu em julho e Moringa no Dia dos Pais.


Com isso, sobe pra 103 o número de óbitos em Balneário.  A cidade confirmou mais 153 casos, chegando a 9210 contaminados, sendo 8211 pessoas recuperadas e 896 pacientes em tratamento. 

Navegantes

Já em Navegantes, um idoso de 94 anos, com comorbidade, morreu internado em hospital da região. São 53 vítimas fatais na cidade.  O município somou mais 133 casos ontem, chegando a 2970 pessoas contaminadas. São 2654 curados e 258 pessoas em tratamento domiciliar. Outras três pessoas internadas em hospitais da região.

BC transfere pacientes e libera UTIs

A secretaria de Saúde de Balneário Camboriú conseguiu transferir cinco pacientes da UTI do centro de Covid pro hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.


A ocupação da UTI de BC, na sexta-feira, ficou em 86,6%, com 26 dos 30 leitos ocupados. Já no isolamento havia 16 pacientes internados.

O município informa que segue em contato com  a regulação da Estadual de Saúde para promover o equilíbrio entre a distribuição dos pacientes da covid, nos leitos de UTIs disponíveis na região.

A ocupação da UTI do hospital Marieta está em 48,33%, com 29 leitos ocupados e 31 vagos. No isolamento tem 35 pacientes internados.

O hospital Pequeno Anjo tem sete alunos internados, sendo um na UTI e outros seis no isolamento. A UTI está com ocupação de 16,66%, com cinco leitos disponíveis.


Estado libera futebol pra criança; BC proíbe narguilé em bares

A secretaria de Estado da Saúde retirou o critério que limitava a idade dos atletas participantes de jogos de futebol recreativos durante a pandemia do coronavírus em Santa Catarina.

A partir de agora, atletas de qualquer idade estão liberados para participar de torneios, campeonatos e treinos nas matrizes de risco moderado (cor azul), alto (amarela) e grave (laranja) para covid-19.

A proibição de idade para menores de 16 anos só se mantém na matriz gravíssima ( cor vermelha). A região da Amfri está classificada como grave pra covid. A mudança na matriz ocorre sempre às quartas-feiras.

A suspensão do critério de idade está na portaria nº 885, assinada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Proíbe narguilé


Em Balneário Camboriú, o prefeito Fabrício Oliveira proibiu o uso coletivo de narguilés e equipamentos sonoros, como caixas de som, nas ruas da cidade. O decreto foi publicado ontem. “A prática de narguilé e uso dos equipamentos sonoros em afronta a este decreto, implicará ao infrator a apreensão do produto, além de outras medidas prevista na legislação correlata”, diz o texto do decreto.

Dentista é a 100ª vítima da covid em Balneário

O dentista César Augusto Lacava, 61 anos, foi a centésima vítima fatal da covid-19 em Balneário Camboriú. Ele estava internado no hospital da Unimed desde o dia 28 de outubro e faleceu na quinta-feira. A esposa dele, Rosana do Amaral Gentile Lacava, está infectada e segue internada em estado grave na UTI.

Pelas redes sociais, a filha de César Augusto relatou o drama que a família está vivendo desde que o dentista e a esposa foram internados após a confirmação do diagnóstico de coronavírus. “Cuidávamos muito, em tudo. Não saímos para encontros, festa, nada... Não entramos com sapato em casa, sempre de máscara. Lavamos tudo...”, narrou a professora Vanessa Gentile Lacava Leoni.

Com os pais na UTI, Vanessa contou que esperava notícias todos os dias, sem poder vê-los, fazendo correntes de orações. “Isso fere a gente de uma forma que só quem está nessa situação pra entender”, observa. Ela ainda desabafou sobre a falta de fiscalização e o descumprimento das medidas preventivas por quem acha “besteira” adotar cuidados básicos.

“As pessoas estão aí festando, com aglomerações, pararam de usar máscaras, feriados lotados aqui, nada de cuidado. Restaurantes lotados, bares, então, nem se fala, sem distanciamento algum. Nada é feito. Não respeitam a vida. Nós pagamos o preço...”, completou.

O desabafo da professora recebeu apoio de amigos e outros usuários das redes sociais. “A família está sendo dilacerada pelas irresponsabilidades alheias. Números de infectados pela covid estão aumentando, praias liberadas, estabelecimentos cada vez mais lotados... Pra algumas pessoas, o senhor César é uma estatística, mas para a família é insubstituível”, disse uma amiga.

Coronavac chega ao Brasil

Uma das vacinas mais esperadas contra a covid-19, a Coronavac, já está no Brasil. As 120 mil primeiras doses da vacina, produzidas pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantã, chegaram pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A Anvisa ainda não autorizou a aplicação da vacina. Por enquanto, as doses vão ficar armazenadas a uma temperatura de 8 graus negativos aguardando a conclusão e resultados da terceira fase de testes que são realizados em humanos.

A parceria dos laboratórios tem o objetivo de produzir 46 milhões de doses até o ano que vem. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a CoronaVac é uma das vacinas mais promissoras do mundo contra a covid-19.

Na última terça-feira, a revista científica Lancet Infectious Diseases publicou um resultado que aponta que a vacina é segura e tem capacidade de produzir anticorpos no organismo em 97% dos casos em até 28 dias após a aplicação.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.93.74.25

Últimas notícias

Balneário Camboriú

Obra na rede de esgoto interdita trecho da rua 2950, em BC

Oportunidade

Prefeitura de Itajaí faz leilão de carros, motos e sucatas

Emprego

Portobello anuncia vagas abertas em todo o país; veja como se candidatar

Tabu quebrado

Marinheiro bate o Criciúma fora de casa e conquista primeira vitória no Catarinense

Procura-se

Técnico de ar condicionado sumiu entre o caminho de casa e o trabalho 

Frente mar

Brava ganha edifício de luxo com apês de até 435m²

BALNEÁRIO 

Reunião acertou reajuste salarial de BC para 2023

BALNEÁRIO

Preso assaltante que atirou em vigia só pra roubar celular

AQUÁRIO

Jacaré Juca, ferido a tiros, é curado e devolvido à natureza

Gigantão

Barra vence o Atlético Catarinense em Itajaí



Colunistas

Foto do Dia

O padre esportista!

JotaCê

Sonhando acordado com a prefeitura

Coluna Esplanada

Anistia na canetada?

Canal 1

Por que permitir desrespeito ao Hino Nacional nos campos de futebol?

Gente & Notícia

Lançamento

Via Streaming

“Tudo Em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo”

Clique diário

O pôr do sol!

Coluna do Janio

Rogério Corrêa fica

Coluna Exitus na Política

O dono da política

Coluna do Ton

Show Nacional

Na Rede

Se liga nos destaques desta semana no DIARINHO

Direito na mão

Novas regras para as aposentadorias em 2023

Jackie Rosa

Família reunida

Artigos

Escultura Santa Ceia de Ervin C. Teichmann, prevista para a Igreja Matriz, está sendo oferecida a Itajaí pelo filho do escultor

Vinicius Lummertz

Turismo, para um Feliz Ano Novo

Coluna Fato&Comentário

Menino Jesus, São Nicolau, velho pom-pom e Papai Noel



TV DIARINHO


PROIBIDO ESTACIONAR! O principal acesso à praia do Cascalho, em Penha, voltou a ser palco do desrespeito ...





Especiais

Pesquisa de preços 

Sorvetes apresentam diferença de até 50,62% nos principais supermercados

80 ANOS

Sorveteria Seara chega à quarta geração unindo receitas de família e novas tendências

NA ESTRADA COM O DIARINHO

Sete dicas pra curtir Balneário Camboriú num fim de semana 

Dia no mar

O que levar para uma refeição perfeita al mare

Deixa o vento me levar

Veleiros alugados navegam com grupos para alto-mar



Blogs

A bordo do esporte

Recife (PE) pronta para receber a Globe 40

Blog Doutor Multas

Divisão de Registro de Veículos: entenda como funciona

Blog do JC

The Ocean Race

Blog da Ale Francoise

Moringa para imunidade

Blog do Ton

Festa The Box comemora 5 anos neste fim de semana em Balneário Camboriú

Blog da Jackie

Spring Party

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Evandro Neiva

"Vila da Regata de Itajaí vai atrair mais de meio milhão de visitantes

Luíza Moreira

"Meu avô tinha uma marca de ferro na coxa. Hoje em dia eu me revolto ainda por causa da escravidão, porque ainda tem muito preconceito”

Alvim Sandri

"Levei a vida que a minha mãe ensinou: fé em Deus e andar certo

Marcelo Sodré

"A hora que entrar o contrato de arrendamento essa agonia se dissipa. As empresas vêm pra fazer o porto continuar crescendo”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação