Matérias | Geral


Itajaí

Servidores voltam à ativa; 31 com covid

BC tem 31 casos suspeitos ou confirmados de covid-19 entre funcionários da Educação; secretária também tá contaminada

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Com a retomada das atividades presenciais nas escolas, já há 31 casos de professores e servidores da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú contaminados ou com suspeita de infecção por coronavírus. São 15 casos de funcionários do ensino fundamental e outros 16 do ensino infantil entre os 2600 servidores da educação. A própria secretária de Educação, Rosângela Borba, confirmou que está com covid-19 e está em isolamento em casa.

“Os sintomas foram fortes demais. A falta de ar e dor no corpo terríveis, mas estou melhorando a cada dia”, relatou. Os casos no ensino fundamental são de servidores das escolas Antônio Lúcio (1 caso), Caic (3), Taquaras (1), Giovania de Almeida (1), Nova Esperança (1), Iate Clube (3), Armando Cesar Ghislandi (3) e Ceac Projeto Oficinas (2). Os casos nas creches ainda não foram repassados.

As escolas da rede pública em Balneário se preparam pra voltar às aulas presenciais a partir do dia 18 de novembro, dependendo da classificação de risco pra covid-19 na região. Os professores estão fazendo reuniões internas, atendimentos individuais e as unidades também estão fazendo as rematrículas pro ano que vem.



A retomada dos serviços e a preparação pra volta das aulas foi criticada no Caic de Balneário, onde os casos de covid teriam ocorrido após encontros presenciais de professores. Na semana passada, também houve denúncia de que a creche Sementes do Amanhã, que foi usada pra triagem de pacientes com coronavírus, não teria sido preparada adequadamente pra volta dos funcionários e de matrículas.

A secretaria de Educação informou que já houve adequação na creche. O espaço passou por sanitização, desratização e dedetização e um dos prédios ainda passaria por manutenção e reforma, em razão de danos provocados pelo ciclone-bomba. Segundo a secretaria, as rematrículas estão sendo feitas em área restrita, mas dentro das normas sanitárias.

Municipais não estão liberadas ainda


De acordo com secretária de Educação de Balneário Camboriú, durante a pandemia, diversos servidores pegaram coronavírus e ficaram em isolamento.  Com o retorno das atividades presenciais, ela informa que todos que estão apresentando sintomas ou que foram confirmados com a doença, também estão seguindo o protocolo da saúde, sendo afastados do trabalho.

“Os professores estão retornando gradativamente às atividades, lembrando que estamos respeitando, dentro das unidades, o próprio espaçamento, o distanciamento entre as pessoas e cada um está indo no seu turno de trabalho, justamente pra não termos aglomerações de pessoas”, esclarece.

A secretária destaca que as recomendações estão no plano de contingência aprovado pelo comitê municipal de covid-19. “Nós estamos seguindo fortemente as regras aprovadas no comitê”, frisa.

Nenhuma escola da rede pública em Balneário foi liberada pelo comitê municipal, que analisa pelo menos 15 pedidos de unidades públicas, entre municipais e estaduais. Segundo a presidente do comitê, Nilzete Teixeira, a liberação vai depender do grau de risco da região, ainda em situação grave. A aprovação dos planos de contingência das escolas é prevista pra áreas em risco moderado ou alto, conforme portarias estaduais.

De acordo com a secretaria estadual de Educação, as escolas estaduais da região estão em processo de adequação e chamada de professores, e também aguardam mudanças na classificação de risco. A secretaria ficou de informar se há professores estaduais afastados por covid. A rede estadual voltou com atividades presenciais na semana passada, com atendimento de alunos e preparação de professores.


Creche municipal vai passar por reforma

O diretor do núcleo de Educação Infantil Sementes do Amanhã, Nilo Passos, rebateu as denúncias de que a unidade não foi adequada pra volta dos atendimentos. A unidade fica entre o hospital Ruth Cardoso e o Caic Ayrton Senna da Silva, que teve professores afastados por contágio, no bairro dos Municípios.

Nilo explicou que a creche foi devolvida em 20 de outubro pela secretaria de Saúde após ser usada como apoio no enfrentamento ao coronavírus. As denúncias davam conta que o local estava sujo, com macas e que pacientes ainda procuravam o endereço pra fazer triagem da covid na semana passada, colocando em risco os pais que iam fazer a rematrícula pra 2021.

Entre os dias 21 e 24, segundo informa Nilo, a unidade passou por sanitização, organização e uma limpeza geral. Ele ressaltou que o segundo prédio da creche sofreu estragos quando o ciclone-bomba passou pela região, sendo necessário reforma no telhado pra conter as infiltrações na laje. O serviço ainda será iniciado.


Para o atendimento das matrículas, ele ressalta que as famílias são atendidas com distanciamento e que os pais não passam para além da área da secretaria. O plano de contingência da creche está em análise pelo comitê municipal de covid-19, já considerando a necessidade de reforma pra retomada das aulas.

“Não receberão selo de prontidão sem que a unidade esteja de acordo com as diretrizes que orientam o plano”, afirma a presidente do comitê, Nilzete Teixeira.

Rede particular aberta em BC

A procuradoria-geral do Estado ainda avalia se vai entrar com recurso contra a decisão liminar dada pela justiça em ação civil pública aberta pelo sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe-SC). A entidade pedia que a reabertura das escolas não dependesse do mapa de risco e nem da aprovação dos planos de contingência de cada unidade.

Pela decisão, o Estado tem 10 dias pra elaborar uma nova regulamentação pra retomada das escolas. Segundo a procuradoria, o prazo ainda está correndo. Em Balneário Camboriú, o comitê municipal de covid-19 havia aprovado os planos de contingência de 35 escolas e creches particulares quando a região ainda estava em risco alto.

Apesar da mudança pra risco grave, a presidente do comitê, Nilzete Teixeira, observa que, pelo entendimento do sindicato em razão da liminar, as escolas liberadas poderão se manter abertas enquanto a ação segue em andamento e é passível de contestação. “Ao comitê cabe a análise e autorização dos planos de contingência”, frisa, destacando que o órgão não pode intervir na decisão.





Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






44.192.38.49

Últimas notícias

TRAGÉDIA 

Rural capota e mata uma das ocupantes na frente da família

Tarde de domingo

Temporal já alaga ruas de BC e Camboriú

Susto

Menino cai de prancha e se afoga em Piçarras

Centro de Itajaí 

Obras identificam esgotos irregulares na Hercílio Luz 

Brava 

Colocação de galerias chega no trecho final na Luci Canziani

ITAJAÍ

Obras no centro e Brava trancam cidade e geram queixas

Balneário Camboriú

Fundesporte BC vai distribuir R$ 300 mil para projetos esportivos

Destaque internacional

Lutador de BC é campeão europeu de jiu-jitsu

Tênis

Djokovic vence pela 10ª vez o Australian Open e volta ao topo do ranking

Jogão

Palmeiras vence o Flamengo e conquista a Supercopa do Brasil



Colunistas

JotaCê

Interventor do Porto?!

Foto do Dia

Horizonte inconfundível

Direito na mão

Quero me aposentar agora e não com mais idade: tem como?

Via Streaming

“Falando a real” aborda terapia e luto

Jackie Rosa

Niver do Armandinho

Canal 1

Um atraso querer comparar TV com serviços da TV paga e streaming

Na Rede

Confira os destaques das redes do DIARINHO nesta semana

Coluna Esplanada

Anistia na canetada?

Gente & Notícia

Lançamento

Clique diário

O pôr do sol!

Coluna do Janio

Rogério Corrêa fica

Coluna Exitus na Política

O dono da política

Coluna do Ton

Show Nacional

Artigos

Escultura Santa Ceia de Ervin C. Teichmann, prevista para a Igreja Matriz, está sendo oferecida a Itajaí pelo filho do escultor

Vinicius Lummertz

Turismo, para um Feliz Ano Novo

Coluna Fato&Comentário

Menino Jesus, São Nicolau, velho pom-pom e Papai Noel



TV DIARINHO


CHUVARADA FAZ ESTRAGOS NA REGIÃO: Só foi a chuva cair que várias ruas alagaram. O temporal deste domingo ...





Especiais

Pesquisa de preços 

Sorvetes apresentam diferença de até 50,62% nos principais supermercados

80 ANOS

Sorveteria Seara chega à quarta geração unindo receitas de família e novas tendências

NA ESTRADA COM O DIARINHO

Sete dicas pra curtir Balneário Camboriú num fim de semana 

Dia no mar

O que levar para uma refeição perfeita al mare

Deixa o vento me levar

Veleiros alugados navegam com grupos para alto-mar



Blogs

A bordo do esporte

Copa da Juventude abre no YCSA; Santa Catarina manda equipe para evento nacional

Blog Doutor Multas

Divisão de Registro de Veículos: entenda como funciona

Blog do JC

The Ocean Race

Blog da Ale Francoise

Moringa para imunidade

Blog do Ton

Festa The Box comemora 5 anos neste fim de semana em Balneário Camboriú

Blog da Jackie

Spring Party

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

David Fernandes “LaBarrica”

"Meu sonho é ser prefeito de Balneário Camboriú”

Evandro Neiva

"Vila da Regata de Itajaí vai atrair mais de meio milhão de visitantes

Luíza Moreira

"Meu avô tinha uma marca de ferro na coxa. Hoje em dia eu me revolto ainda por causa da escravidão, porque ainda tem muito preconceito”

Alvim Sandri

"Levei a vida que a minha mãe ensinou: fé em Deus e andar certo



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação