Em Balneário Camboriú, a operação SecuidaBC começa nesta sexta-feira e vai até segunda-feira, com mais de 300 servidores mobilizados pra fiscalizar os pontos de maior fluxo de pessoas na cidade. A medida atende recomendação do ministério Público, que pediu um plano contra o coronavírus diante do aumento dos casos na região.
Continua depois da publicidade
Ao longo do calçadão da praia Central e na praça Almirante serão montadas seis tendas com profissionais da saúde e de outras áreas. Eles farão a distribuição de máscaras e conscientização contra o coronavírus.
A fiscalização sanitária e de posturas também será reforçada, com mais de 60 fiscais atuando nos estabelecimentos comerciais e locais públicos pra evitar aglomerações e fiscalizar o uso de máscara. A cobertura vai pegar também a região das praias agrestes, onde os fiscais farão rondas contínuas.
Continua depois da publicidade
Além dessas medidas, a prefeitura informou que está recomendando às lideranças das entidades de classe para que reforcem as medidas de segurança contra a pandemia. Os supermercados definiram horário preferencial pra atendimento de idosos, das 7h às 9h, válido entre sexta e segunda-feira. Os estabelecimentos também se comprometeram a intensificar a higienização, cobrar o uso de máscara, distanciamento social e o respeito aos limites de capacidade.
Pontos de orientação
A prefeitura terá pontos de orientação e distribuição de máscaras nos dois principais acessos de Balneário Camboriú, pela avenida do Estado Dalmo Vieira e pela rodovia Osvaldo Reis, no limite com Itajaí. Também haverá ações em oito pontos em diferentes semáforos, para conscientização de moradores e turistas.
No cemitério Municipal da Barra, onde está previsto o aumento da circulação de pessoas, haverá medição de temperatura e distribuição de máscaras e de álcool em gel. Uma equipe de servidores estará orientando os visitantes. O uso de máscara será obrigatório durante a visita e o espaço mínimo de 1,5 metro deve ser respeitado.
Devido à pandemia, o cemitério terá programação e horários diferenciados. No final de semana, o local vai funcionar das 7h às 18h. No dia 2, feriado de Finados, o funcionamento será das 7h às 19h. Neste ano, o cemitério não terá a estrutura de tendas pra comerciantes e palco para missa.
Navegantes e Camboriú
Em Navegantes, a limpeza de túmulos está liberada até essa sexta-feira. Do sábado até o feriado, os cemitérios abrem só pra visita. Os comerciantes que forem montar barracas de flores e alimentos devem manter dois metros entre as tendas, com demarcação pra filas, uso de máscara e álcool em gel.
Continua depois da publicidade
A prefeitura recomenda que pessoas infectadas ou com suspeita de covid-19 não devem ir aos cemitérios no feriado.
Em Camboriú, os cemitérios municipais do centro, Vila Conceição e Rio do Meio abrirão das 7h às 19h no dia 2. A vigilância Sanitária vai fiscalizar as normas do coronavírus.
Equipes ainda farão plantão no feriado nos cemitérios do centro e no Rio do Meio, com orientações contra a dengue. Nos dois cemitérios, estão marcados culto às 14h pela assembleia de Deus, e missas às 8h30, 10h30 e 16h, pela paróquia Divino Espírito Santo. Na Vila Conceição, a missa será às 9h30 e às 15h.
A prefeitura alerta que está proibido estacionar no lado esquerdo da rua Joaquim Garcia, no entorno do cemitério do Rio do Meio até terça-feira, pra evitar transtornos no trânsito.
Horários estendidos em Itajaí
Continua depois da publicidade
Em Itajaí, os horários de funcionamento dos cemitérios municipais foram estendidos pra evitar aglomeração de pessoas no fim de semana e feriado. No cemitério da Fazenda, o local abre às 6h e vai até às 19h30. No bairro Espinheiros, a abertura é das 6h às 19h.
Na unidade do bairro Fazenda, a entrada de carros será permitida somente até o sábado (31). No domingo e na segunda-feira, o trânsito ficará fechado pra veículos, com acesso liberado só pra pessoas a pé. Nos dois cemitérios do município, a limpeza de sepulturas é permitida só até sábado.
Durante a lavagem de jazigos e túmulos, a secretaria de Saúde de Itajaí orienta os moradores a eliminar pontos com acúmulo de água e dar preferência a flores artificiais ou plantadas em vasos com terra – sem pratos para aparar água. Também há orientação pra tirar os suportes de vela que represam água. As medidas visam combater o mosquito da dengue.
Pra prevenir a covid-19, a prefeitura recomenda que as pessoas não deixem pra fazer a visita só no dia de Finados, evitando grande circulação durante o feriado. A nota técnica da secretaria estadual de Saúde obriga o uso de máscara aos visitantes e funcionários de cemitérios. O documento recomenda distância mínima de 1,5 metro entre pessoas e tempo máximo de 45 minutos de permanência no local.
Em Itajaí, além dos dois cemitérios municipais, há outros sete cemitérios administrados pela mitra Arquidiocesana: Itaipava, Quilômetro 12, Laranjeiras, Campeche, Brilhante I, Brilhante II e Limoeiro. Outros dois são particulares: Bosque das Palmeiras e Parque dos Crisântemos.
Continua depois da publicidade
A prefeitura voltou a proibir a permanência de pessoas em espaços públicos, como praias e praças. Só são permitidos esportes individuais. A polícia Militar mantém a Operação Ordo, em conjunto com a polícia Civil, guarda Municipal, Trânsito, vigilância Sanitária e defesa Civil. Todos estarão atuando durante o feriadão com ações estratégicas no enfrentamento à covid.