Itajaí
Jovens estão se contaminando
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O médico Umberto João D’Ávila, presidente da Unimed litoral, destacou que a alta em positivos se deu mais em pessoas jovens. “Houve um aumento de diagnóstico porque as pessoas jovens estão se contaminando com maior facilidade devido à liberação de aglomerações, praias e outras atividades”, observa.
Segundo informou, houve alta na internação de domingo pra segunda-feira. “A gente tava com uma média de quatro pacientes internados e foi pra 11 casos”, disse. O número seguia na quarta-feira. Umberto considera que o novo feriadão pela frente vai ser outro desafio.
Continua depois da publicidade
O professor da Univali, Raphael Nunes Bueno, especialista em Saúde Pública, afirma que a tendência é de alta, sendo necessário retomar medidas restritivas pra evitar um aumento expressivo dos casos. Ele aponta que as flexibilizações feitas sem critérios, junto com a mudança de comportamento que reduziu o isolamento social, provocaram a alta no contágio.
“Começou a cair a contaminação e as pessoas entenderam que a pandemia tinha ido embora mas, na verdade, não”, observa. “O que a gente estava colhendo era justamente pelo isolamento social, mesmo precário em alguns locais, que a gente começou desde março”, disse.
Continua depois da publicidade
Raphael não vê o atual momento como uma nova onda, mas a mesma pandemia afetada pelas mudanças de comportamento das pessoas quanto à adoção de medidas preventivas.