Itajaí
Normalização da água ficou para quarta-feira
Faltou água nas torneiras por três dias seguidos. Três bairros ainda terão problemas hoje
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Os moradores de Itajaí e Navegantes amanheceram sem água nas torneiras, ontem, novamente. Foi o terceiro dia consecutivo de falta água ocasionado por problemas do Semasa. A paralisação na captação de água da estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque aconteceu pra terminar o conserto da adutora do bairro Cordeiros, que rompeu no domingo e provocou a secura nas duas cidades.
O Semasa avisou antes das seis horas da manhã que a ETA São Roque ficaria paralisada durante a terça-feira. A ETA Arapongas continuaria abastecendo alguns bairros, mas estava com baixa no reservatório desde domingo. Na prática, o Semasa não conseguiu normalizar o fornecimento de água pra população, que sofreu mais um dia de torneiras secas.
Continua depois da publicidade
Segundo o Semasa, a paralisação na ETA foi necessária pra o trabalho da equipe no reparo da adutora de 600mm, rompida na avenida Mário Uriarte, em Cordeiros. Uma movimentação no solo provocou dano na tubulação, na noite de segunda-feira.
O problema foi resolvido e o abastecimento voltou aos poucos a partir da tarde. As ETAs voltaram a operar com plena capacidade de vazão, porém em razão do alto consumo os reservatórios não estavam dando conta da demanda.
Continua depois da publicidade
Ontem à noite, o sistema de abastecimento ainda registrava baixa pressão, com os bairros centro, Praia Brava e Cabeçudas enfrentando dificuldades no abastecimento. A previsão de normalização é para esta quarta-feira.
O Semasa também não resolveu em definitivo o problema da salinidade. Os reparos na barragem rompida continuam.
Bueiros vazando água e torneiras secas
Enquanto a população estava sem água nas torneiras, moradores flagraram dois bueiros da comunidade do São Cristóvão, no bairro Cordeiros, jorrando água limpa durante a manhã de ontem.
Um bueiro jorrava água na esquina das ruas Odílio Garcia e Fernando Vieira. Outro bueiro, na esquina das ruas São Cristóvão e José Luciano Pereira, e também parecia um chafariz. O desperdício de água revoltou os moradores.
Vitor Silvestre, diretor do Semasa, informou que os bueiros verteram água porque foi feita uma descarga na rede. “Foi uma medida preventiva pra minimizar o problema de água suja”, informou.
Continua depois da publicidade