Itajaí
Balneário quer a retomada das aulas a partir de 18 de novembro
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Diferentemente do posicionamento até então anunciado como unânime entre os prefeitos da Amfri, que afirmaram que as aulas presenciais nos 11 municípios da região não devem retornar este ano, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), se reuniu com o seu secretariado para discutir a retomada das aulas na rede pública.
A expectativa é a de que as atividades escolares presenciais reiniciem a partir do dia 18 de novembro. A reunião foi com a presidente do Comitê Municipal de Contingência da Covid-19 da Educação, Nilzete Teixeira, com a secretária de Saúde, Leila Crocomo, a secretária de Educação, Rosângela Percegona Borba, e o procurador jurídico, Felipe Wolfram.
Continua depois da publicidade
Até a próxima terça-feira, o comitê municipal de educação deve analisar e homologar os planos apresentados pelas direções das escolas públicas para a retomada.
Nas escolas particulares, os planos já foram analisados na semana anterior, o que já permite o retorno das atividades, de forma gradual e escalonada.
A secretária de Educação, Rosângela Percegona Borba, destacou que a adesão dos alunos às aulas presenciais será uma decisão de cada família, já que um dos requisitos para a retomada é o de que as plataformas online permaneçam ativas. “Conforme as portarias do Estado, nesse primeiro momento retornam somente os últimos anos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio”, disse a secretária.
A retomada presencial será para as turmas do jardim 2, do quinto ano e do nono. Todas as turmas retornam com até 30% da capacidade de alunos para cada sala de aula. As salas já estão sendo preparadas, informou o município.
O motivo da antecipação da retomada, segundo a secretária Rosangela, é pra evitar um distanciamento ainda maior entre os serviços oferecidos pelas escolas particulares e públicas.
“A própria recomendação da Amfri era para que cada município verificasse dentro da sua realidade a retomada presencial. Por conta disso, a gente está retomando algumas ações, para evitar o distanciamento entre o público e o privado,” argumentou a secretária.
De acordo com a presidente do comitê, Nilzete Teixeira, a retomada só é possível mediante o cumprimento dos critérios estabelecidos pelo governo do Estado, por meio das portarias 750 e 778, que determinam a elaboração dos planos de contingência.
Itajaí estuda
Continua depois da publicidade
Já em Itajaí, o comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia, que reúne membros da secretaria de Educação, secretaria de Saúde, defesa Civil, Conselho Municipal de Educação (COMED), representantes das escolas privadas e o sindicato da categoria estão estudando se haverá retomada na rede de ensino de Itajaí ainda este ano.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.