Itajaí
Balneário mantém show de fogos na virada de ano
Prefeitura inicia processo de compra de fogos enquanto espera melhoras na situação da pandemia
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



A prefeitura de Balneário Camboriú confirmou o show de fogos no réveillon da cidade, evento que atrai mais de um milhão de pessoas à orla da praia central. O formato da festa, no entanto, ainda não está definido, e vai depender da situação da pandemia de coronavírus e da atualização dos decretos estaduais.
Um protocolo sanitário deve ser elaborado pelo município, incluindo medidas contra aglomerações, de acordo com o grau de contágio para Balneário e região na ocasião da festa. A classificação de risco é feita pelo governo estadual. Atualmente, a foz do rio Itajaí se encontra em risco grave, sendo proibida a realização de eventos.
Continua depois da publicidade
O secretário municipal de Turismo, Valdir Walendowsky, explica que a realização do show pirotécnico depende da licitação dos fogos e de decreto estadual que permita a realização de eventos na orla de Santa Catarina. Uma das possibilidades é que a festa ocorra no formato online, com a transmissão da queima dos fogos pela internet, se lá em dezembro os eventos ainda não estiverem liberados.
Independentemente da situação da pandemia em dezembro, Valdir informa que o município está se adiantando pra fazer a compra dos fogos. “A burocracia exige tempo. Então a gente vai antecipar a burocracia na compra dos fogos e lá na frente se verifica a situação da pandemia”, afirma.
Continua depois da publicidade
A previsão é que o edital de compra seja lançado no fim desse mês. A licitação é de R$ 1,9 milhão, mesmo valor do ano passado, prevendo instalação de 10 balsas e 15 minutos de fogos. Segundo Valdir, a compra efetiva só ocorre após a homologação do resultado, mas ressalta que o processo precisa se iniciado com antecedência em razão dos prazos legais.
Ele comenta que opção de ter a atração, mesmo que seja com a transmissão da queima pela internet, foi bem recebida pelo trade turístico e vai ajudar o setor. “É uma solução para não deixar passar em branco a virada de ano em Balneário Camboriú, que é tão tradicional,” avalia.
Itajaí deve cancelar a festa na Beira Rio
Em Itajaí, o secretário de Turismo, Evandro Neiva, adianta que a situação caminha para o cancelamento da festa. Seria a mesma decisão já tomada pela prefeitura de Florianópolis, que anunciou na terça-feira que não fará a licitação pro show de fogos e suspendeu a programação do réveillon. Os recursos do evento deverão ser direcionados pra projetos de recuperação de empregos e de apoio às pequenas empresas.
A decisão sobre a festa em Itajaí deve ocorrer nas “próximas semanas”, segundo o secretário Eavndro. “Acredito que não teremos condições de realização. É uma pena, pois o formato da Beira Rio ficou ótimo e teve uma grande aceitação”, comenta. Além da pandemia deixar tudo muito incerto, Evandro destaca que nos eventos públicos a situação é pior ainda, porque é preciso uma antecedência nos processos licitatórios.
O réveillon de Itajaí tinha sido retomado no ano passado. O show pirotécnico de 15 minutos com fogos silenciosos da Beira Rio atraiu mais de 50 mil pessoas.
Continua depois da publicidade