Está estável o filhote de baleia cachalote-anão que foi transportado com urgência no fim da tarde de segunda-feira pela equipe da R3 Animal com o apoio e escolta da polícia Rodoviária Federal.
Continua depois da publicidade
O animal foi de Imbituba para o R3 Animal, centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos. Ele já foi medicado, hidratado e vem sendo monitorado 24 horas por dia em ...
O animal foi de Imbituba para o R3 Animal, centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos. Ele já foi medicado, hidratado e vem sendo monitorado 24 horas por dia em uma piscina especial para cetáceos.
Continua depois da publicidade
O animal, uma fêmea que mede três metros de comprimento e pesa 370 quilos, encalhou na manhã da última segunda-feira, na praia da Ribanceira, em Imbituba.
De acordo com a médica veterinária Marzia Antonelli, responsável pelo projeto de Monitoramento das Praias, da Univali, a baleia estava malzona e bastante estressada, mas respondia aos reflexos vitais. “Ela tem várias marcas, como mordidas e hematomas pelo corpo, além de sinais de asfixia e afogamento. Só o fato do encalhe e todo o tempo que ela passou fora da água já provocam bastante desidratação. A partir do resultado dos exames microbiológicos e de sangue coletados vamos poder avaliar melhor o quadro de saúde do cetáceo,” adiantou.
Continua depois da publicidade
As baleias cachalote-anão vivem em águas profundas e são difíceis de serem avistadas pertinho das praias. Elas estão na lista de animais ameaçados de extinção.