Itajaí
Região da Amfri tem restrições nas praias neste feriadão
Em Itajaí, Itapema e Bombinhas, a permanência em parques, praias e praças voltou a ser proibida
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



A previsão de tempo ensolarado no final de semana com feriadão promete movimentar a região, mas nem todas as cidades estão com as praias liberadas. Algumas restrições voltaram a vigorar e outras ainda poderão ser definidas em novos decretos das prefeituras a partir da mudança na classificação de risco de covid-19 na foz do rio Itajaí.
Em Itajaí, a prefeitura já atualizou as regras em novo decreto. Voltaram a ser proibidas as atividades em cinemas, teatros e museus, além de eventos, shows e espetáculos que gerem aglomerações, incluindo reuniões públicas ou privadas. Missas e cultos religiosos estão liberados, mas devem seguir as normas preventivas, com lotação de 70%.
Continua depois da publicidade
Casas noturnas, boates e pubs seguem suspensos. O acesso e permanência nas praias de Itajaí, que tinha sido liberado na semana passada, voltou a ser barrado, exceto para a prática de esportes individuais. Também está proibido ficar em outros espaços públicos como parques e praças. O mercado do Peixe mudou o horário para o fim de semana. O local abre sábado, das 7h às 16h, e depois só reabre na terça-feira.
Seguem autorizados pra funcionamento, sob normas estabelecidas nos protocolos sanitários, atividades de bares e restaurantes, academias de ginásticas, shoppings, galerias e comércio de rua, hotéis e pousadas, supermercados e lojas de departamentos, competições esportivas de automobilismo e futebol sem presença de público, eventos drive-in e serviços de entrega.
Continua depois da publicidade
A prefeitura reforçou o pedido pra que as pessoas mantenham o isolamento social, evitem aglomerações e adotem as medidas preventivas com máscara e higiene das mãos. Durante o fim de semana, está prevista, se não chover, a operação pra fiscalizar o cumprimento das medidas nas praias Brava, Cabeçudas e Atalaia, em ação conjunta da guarda Municipal, defesa Civil, Codetran e polícia Militar.
BC monta operação
Em Balneário Camboriú, a prefeitura informou que terá uma operação com 50% a mais de fiscais nas praias, bares e restaurantes para garantir o cumprimento das medidas de segurança impostas pelas portarias do governo do estado.
Em Penha, a validade do último decreto terminou na quinta-feira. Um novo documento deve ser lançado.
Em Itapema, a prefeitura informou que está seguindo os decretos e portarias do governo do estado. Nas praias, parques e praças, o acesso e a permanências seguem proibidos, exceto pra esportes individuais. O comércio continua atendendo dentro das normas já vigentes, com restrição de horário.
Em Bombinhas, a prefeitura voltou a fechar praias e parques, sendo proibido o acesso e a permanências nos locais, que seguem liberados apenas pra esportes individuais e com uso de máscaras.
A prefeitura de Porto Belo está com o último decreto ainda em vigor. As praias, parques e praças podem ser frequentados com uso de máscaras e sem aglomerações. As quadras esportivas, academias de ginástica e afins, outlets, igrejas, hotéis e pousadas, seguem autorizados a funcionar, mas com limitação de capacidade.
Continua depois da publicidade
Tempo firme a partir de sábado
O tempo ficou feio na sexta-feira devido à passagem de uma frente fria na região. Uma massa de ar frio passa pelo estado, provocando frio na madrugada, mas a partir da manhã de sábado o clima já muda e o sol voltará com força. No sábado ainda persistirão algumas nuvens, mas domingo e segunda-feira de feriado serão com céu aberto e sol brilhando. A chuva só retorna à região na noite de terça-feira.
A previsão é do laboratório de climatologia da Univali. Durante o fim de semana, as temperaturas devem ser típicas da primavera, com mínimas entre 12 e 14 graus na madrugada e início do dia e máximas entre 24 e 28 graus entre a manhã e a tarde. Há previsão de ventos mais fortes no sábado, com rajadas de até 55 km/h, e ocorrência de nevoeiros ao amanhecer de sábado e domingo.